Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 14h49

Setor privado pede a governos metas "ambiciosas" para redução de poluentes

Publicidade

DA EFE

Representantes do setor privado de 25 países concluíram nesta terça-feira, no México, uma cúpula empresarial sobre mudanças climáticas com um apelo aos governos para que estabeleçam metas "ambiciosas, claras e mensuráveis" de redução de emissões para 2020.

O pronunciamento chega um dia depois da ONU responsabilizar as grandes empresas por um terço do dano ambiental no mundo, em 2008.

Negociador chinês admite blecautes propositais para economizar energia
Maior poluente do mundo, China insiste em maior redução de CO2 nos países ricos
Antes de reunião em Cancún, ONU diz que chegou momento de decidir sobre o clima

"A mudança climática é o maior desafio econômico, ambiental e de desenvolvimento de nosso tempo", advertiram os empresários em uma declaração elaborada a menos de dois meses da 16ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP16) em Cancún, no México.

A mensagem final da Cúpula Global sobre Negócios e Meio Ambiente assinala que os cortes de emissões de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases do efeito estufa devem ser feitos de acordo com os critérios científicos.

Segundo a declaração, é necessário criar "mercados para soluções de baixas emissões em carbono" que permitam manter um crescimento econômico sustentável e a qualidade de vida nos países.

Também assinalam que é necessária "uma redução de 50% das emissões em 2050" em relação aos níveis de 1990.

PRIORIDADES

Os empresários constatam que a criação de "economias baixas em carbono é um imperativo social" e estabelecem compromissos em cinco setores: energético, informação e telecomunicações, construção, agricultura e alimentação e transportes.

Em energia, as companhias acreditam na possibilidade de se ter 100% de energia renovável no planeta até 2050.

"Esta é uma declaração muito importante porque este é o coração do problema: como eliminamos os combustíveis fósseis. Dizem que podemos fazê-lo com as tecnologias que já existem", expressou o diretor-geral do Fundo Mundial para a Natureza, James Leape, na entrevista coletiva final.

A reunião realizada no México serviu para levar a voz das empresas à próxima cúpula de mudança climática, enviando a mensagem de que as empresas podem ser parte da solução ao desafio do aquecimento global.

Entre as empresas presentes estavam: Acciona, Alstom, British Telecom, Walmart, Tata, Bimbo, Hewlett Packard, AP Moeller MAersk, Coca-Cola, Siemens, Nestlé, Calera, Cemex, Deloitte, McKinsey e Trina Solar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página