Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2010 - 14h35

Unesco reúne pela 1ª vez comissões dos 43 Patrimônios da Humanidade

Publicidade

DA EFE

Os responsáveis pelos 43 locais marítimos inscritos na Lista de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vão se reunir pela primeira vez nesta quarta-feira para discutir a proteção das "autênticas pérolas do oceano".

Segundo a Unesco, o encontro será realizado em Honolulu, no Havaí (EUA), entre 1º e 3 de dezembro.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os discursos de abertura da conferência serão de Jean-Michel Cousteau, filho mais velho do famoso oceanógrafo Jacques Cousteau, e do vice-presidente da ONG Conservation International, Greg Stone.

Unesco
Florestas tropicais de Queensland, na Austrália, cuja biosfera possui variedade de espécies vegetais e animais
Florestas tropicais de Queensland, na Austrália, cuja biosfera possui variedade de espécies vegetais e animais

A lista dos Patrimônios da Humanidade, dedicada a proteger os lugares mais excepcionais e emblemáticos do mundo, abriga até 1,4 milhão de quilômetros quadrados no mar, ou seja, 0,4% do total da superfície oceânica do planeta.

A organização lembrou, por exemplo, que a lista serviu para impedir em 1999 os planos para a exploração em escala comercial das salinas no Santuário de Baleias da baía do El Vizcaíno (México).

A reunião no Havaí coincidirá com a inscrição oficial na lista da Unesco do monumento nacional marinho de Papahanaumokuakea, nos Estados Unidos, que desde agosto faz parte da classificação protegida das Nações Unidas, da mesma forma que a Zona Protegida das Ilhas Fênix, em Kiribati.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página