Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2011 - 11h39

Outro vazamento de óleo pode ocorrer se não houver reforma geral, diz relatório

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Desastres como o da explosão da plataforma Deepwater Horizon podem acontecer novamente se não houver uma reforma no setor de exploração de petróleo.

A conclusão consta no relatório final de 48 páginas que a comissão de investigação do governo norte-americano vai entregar ao presidente Barack Obama no próximo dia 11, e cujo conteúdo foi obtido antes pela agência de notícias da Associated Press, na quarta-feira.

Corte de custos da BP contribuiu para vazamento no golfo do México, diz relatório

Segundo a comissão, há problemas dentro da própria indústria de exploração de gás e petróleo e os reguladores que supervisionam o setor.

Em pronunciamentos anteriores, tanto a BP (British Petroleum) quanto a comissão do governo indicaram que decisões erradas haviam levado a problemas técnicos. E estes teriam contribuído com o vazamento que ocorreu em 20 de abril, provocando a morte de 11 pessoas e o derramamento de mais de 200 milhões de galões de óleo nas águas do golfo do México.

Agora, pelo texto final, há críticas também para a atuação governamental.

"A explosão não foi produto de uma série de decisões irracionais feita por uma indústria desonesta ou por autoridades que não puderam antecipá-la ou prevê-la", diz o texto. "Ao contrário, as causas são sistêmicas, e a falta de uma reforma significativa tanto na prática industrial quanto na política governamental pode levar a outra ocorrência."

A comissão também destacou um e-mail escrito pelo engenheiro da BP Brett Cocales quatro dias antes de ocorrer o acidente.

A mensagem dizia: "Mas, quem se preocupa, está feito, fim da história, [estará] provavelmente bem e vamos ter um bom trabalho de cementação."

O e-mail foi escrito depois de o engenheiro ter discordado da decisão da BP, que recomendou a ele usar menos peças na cementação, as mesmas que apresentaram problema no poço Macondo, originando o vazamento de óleo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página