Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2012 - 13h15

Presos formam banda e gravam CD em cadeia argentina

DA BBC BRASIL

Uma banda argentina formada por prisioneiros lançou um CD gravado em plena penitenciária.

Com ajuda de uma universidade, o grupo Rimas de Alto Calibre, que tem um brasileiro entre seus nove integrantes, gravou um repertório que mistura rock, rap, reggae, cumbia e guajira cubana.

O álbum foi apresentado ao público nesta semana em um show de lançamento para 300 pessoas em Buenos Aires. O evento teve ampla cobertura da imprensa argentina.

O brasileiro Fabiano Pereira é um dos vocalistas da banda. Em entrevista ao jornal "Página 12", ele conta que "a ideia era poder expressar, mostrar o que fazíamos". "Nem sonhávamos em gravar um disco na prisão".

Com um sotaque brazuca, ele traz uma influência rap para a banda na canção "Ansiada libertad".

"Ansiada liberdade, que demora para chegar, não vejo a hora de sair deste lugar, e minha vida outra vez começar, a remar...", diz a música, que expressa bem a esperança do grupo.

O conjunto é formado por presos da Unidade Penal 48 localizada em San Martín, próximo a Buenos Aires. Todas as letras das músicas foram escritas pelos próprios integrantes.

Tudo começou em 2009, durante uma oficina de música popular latino-americana voltado a presos, feito pela Universidade de San Matín (Unsam).

Os detentos se conheceram durante este projeto, coordenado pelos músicos/professores Lautaro Merzari e José Lavallén.

Em novembro de 2010, foi montado um estúdio móvel dentro da prisão para que a banda pudesse registrar o seu talento.

A iniciativa também resultou na visita ao presídio de músicos conhecidos do público argentino como Nicolás Méndez (baterista da banda Virus), Sergio Dawi (ex-saxofonista da Redonditos de Ricota) e Alejo Ferrero (trompetista da Las Pelotas), que participaram da gravação.

Alguns dos integrantes já estão em liberdade, outros continuam presos, mas todos, segundo a imprensa argentina, veem na música uma saída para conseguir construir uma nova vida.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página