Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2010 - 11h02

ONU registra aumento "alarmante" da violência no Afeganistão

DA BBC BRASIL

A violência no Afeganistão aumentou de forma dramática nos primeiros quatro meses deste ano, de acordo com um relatório trimestral do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Conselho de Segurança.

De acordo com o documento, as explosões em acostamentos de estradas aumentaram 94% em relação ao mesmo período de 2009.

Em média, foram registradas três explosões suicidas por semana, metade delas no sul do país. Foram registrados 45% mais assassinatos, com o Taleban e outros grupos sendo cada vez mais bem-sucedidos nos assassinatos de oficiais afegãos.

Ataques suicidas a bomba sofisticados dobraram desde o ano passado para cerca de dois por mês. "A mudança para ataques suicidas mais complexos demonstra uma capacidade crescente de redes terroristas locais ligadas à Al Qaeda", disse o relatório.

Sobre as bombas em acostamentos, o documento observou: "O aumento em incidentes envolvendo explosivos improvisados são uma tendência alarmante."

Eleições

As revelações vêm em meio a uma grande ofensiva da Organização dos Países do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Província de Helmand e um aumento do número de soldados americanos no país.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou o envio de mais 30 mil soldados ao Afeganistão em dezembro. Em fevereiro, a Otan lançou a Operação Moshtarak em Helmand, sua maior ofensiva militar desde que o Taleban foi retirado do poder, em 2001.

O relatório afirma que o aumento da violência é "atribuído a um aumento das operações militares na região sul durante o primeiro trimestre de 2010".

O documento também diz que a situação geral de segurança do Afeganistão "não melhorou" desde o último relatório, em março.

Apesar de tudo isso, a comissão eleitoral afegã conseguiu registrar mais de 2,5 mil candidatos políticos -- dos quais 400 são mulheres -- para as eleições marcadas para setembro, ressaltou o relatório.

Além disso, tanto a polícia afegã como o Exército estavam um pouco à frente de seus objetivos de aumentar suas tropas para 134 mil e 171,6 mil respectivamente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página