Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 08h48

Bêbado, diplomata chinês da ONU ataca o chefe e os EUA

DA BBC BRASIL

Um alto diplomata das Nações Unidas causou constrangimento em um jantar ao discursar embriagado fazendo críticas ao secretário-geral da ONU e expressando antipatia por americanos.

Segundo um relato publicado pelo blog na internet da revista americana "Foreign Policy", o chinês Sha Zukang, subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais, fez o discurso no resort de Alpbach, na Áustria, durante um encontro da cúpula executiva da organização na semana passada.

Sha começou sua fala admitindo: "O vinho me afetou um pouco, mas eu quero dizer algumas coisas que estão na minha cabeça".

"Eu sei que você nunca gostou de mim, sr. secretário-geral... Bom, eu também nunca gostei de você", disse ele se dirigindo a Ban Ki-Moon. "Eu não queria vir para Nova York. Era a última coisa que eu queria fazer. Mas eu comecei a amar a ONU e estou começando a admirar algumas coisas sobre você", afirmou.

Ele continuou a se dirigir ao secretário-geral afirmando: "Você tem tentado se livrar de mim. Você pode me mandar embora a qualquer hora, pode me demitir hoje".

AMERICANO

O blog da Foreign Policy diz que, diante do constrangimento geral, outros diplomatas presentes no jantar ainda tentaram convencer o diplomata chinês a largar o microfone, mas ele continuou, apontando então para outro alto diplomata da ONU, o americano Bob Orr.

"Eu realmente não gosto dele: ele é americano e eu realmente não gosto de americanos", disse ele, antes de elogiar o colega por um discurso proferido na conferência da ONU sobre o clima em Copenhague, no ano passado.

Segundo o porta-voz da ONU Farhan Haq, ouvido pela "Foreign Policy", o diplomata chinês se desculpou "profundamente" com Ban Ki-Moon ao encontrá-lo pessoalmente, a seu pedido, na manhã seguinte ao coquetel.

"Ele disse que havia se levantado para falar na noite anterior porque ele sentia que as recentes críticas ao secretário-geral tinham sido injustas e que ele queria esclarecer as coisas", disse Haq.

"Porém, Sha disse ao secretário-geral que ele percebeu que a maneira como ele falou, da forma como foi, após ele tomar algumas bebidas, foi inapropriada e foi longe demais. Ele também admitiu que suas declarações haviam constrangido e irritado outros altos funcionários", afirmou.

Sha assumiu o posto na ONU em 2007, após ter servido como embaixador da China na própria organização.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página