Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2010 - 11h17

Após perfuração de poço, famílias de mineiros esperam por definição de resgate

RODRIGO BUSTAMANTE
DA BBC MUNDO, NA MINA SAN JOSÉ

Às 8h02 deste sábado (9h02 de Brasília), se produziu a notícia que tanto se esperava na mina San José, no Chile: a máquina perfuradora T-130 chegou ao local onde estão os 33 mineiros presos no subterrâneo desde o dia 5 de agosto.

Uma sirene e fortes ruídos de buzinas anunciaram que o chamado "Plano B" do trabalho de resgate havia conseguido romper as últimas rochas para abrir o poço pelo qual os mineiros poderão ser retirados, de uma profundidade de 622 metros.

Membros das equipes de resgate e familiares dos mineiros se juntaram nos abraços. Gritos de "Força, mineiros!" e "Vivam os mineiros!" também eram ouvidos.

"É curioso, precisamos de 33 dias de perfuração para resgatar os 33 mineiros", disse o ministro da mineração do Chile, Laurence Golborne, ao anunciar oficialmente o fim da perfuração do túnel pelo qual baixará a cápsula que levará os mineiros de volta à superfície.

FAMÍLIAS

Os familiares dos mineiros esperam agora ansiosamente por uma última decisão das autoridades para saber quando começará a esperada retirada dos trabalhadores.

Antes de tomar essa decisão, os especialistas analisarão o poço com uma câmera e então determinarão se será necessário reforçar suas paredes com um revestimento metálico para evitar possíveis desmoronamentos.

"Ainda há um longo caminho a percorrer, coisas por fazer, precauções a tomar", afirmou Golborne. "Ainda não resgatamos ninguém", alertou.

Na sexta-feira, Golborne havia afirmado que a partir do fim da perfuração, levaria "de três a oito dias" para o início da retirada dos mineiros, com uma cápsula especial, dependendo das decisões que sejam tomadas em relação ao revestimento metálico.

Em visita à mina San José, a primeira-dama do Chile, Cecilia Morel, também insistiu que "não se sabe as datas exatas" do resgate e pediu que a população não dê ouvidos a rumores, porque eles "criam um ambiente tenso" entre as famílias dos mineiros.

"A única mensagem do presidente (Sebastián Piñera) é e sempre foi que acima de tudo está a segurança, e que os mineiros serão retirados o quanto antes tendo como prioridade a segurança. Esse é o único prazo, e não há outro", disse ela à BBC.

ALÍVIO

A possibilidade de ter que esperar um pouco mais não parece importar aos familiares. "Um dia mais, ou dois, ou o que seja, mas sabemos que logo estarão em segurança aqui em cima", afirmou Alfonso Ávalos, pai de dois dos mineiros presos.

A seu lado, Juan Sánchez, pai de Jimmy, o mais novo dos mineiros presos, também se declarou feliz pela expectativa. Alícia Campos, mãe do mineiro Daniel Herrera, não escondia a emoção. "Tenho uma grande sensação de alívio, porque logo poderei ver meu filho", disse.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página