Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 08h42

Livro revela arte de criar ilusão das mariposas; veja fotos

DA BBC BRASIL

Um livro publicado no Reino Unido revela os "truques" das mariposas para evitar os predadores. "Butterflies - Messages from Psyche" (em tradução livre, "Borboletas - Mensagens da Psique"), da editora britânica Papadaki, explora a capacidade desses insetos de confundir a percepção visual dos inimigos para enganá-los (mimetismo).

Veja fotos do mimetismo das mariposas

Veja fotos de concurso sobre natureza
Veja fotos de cão que ajuda na localização de baleias
Veja fotos concurso sobre vida marinha

Segundo o autor do livro, Philip Howse, professor de entomologia aposentado da Universidade de Southampton, a necessidade de proteção levou esses animais a desenvolver padrões e cores ao longo de séculos de evolução.

'Butterflies - Messages from Psyche', Philip Howse, Papadakis Publisher, London © Kirby Wolfe /BBC
Livro lançado no Reino Unido mostra como mariposas adaptam suas padronagens para enganar predadores; veja mais fotos
Livro lançado no Reino Unido mostra como mariposas adaptam suas padronagens para enganar predadores; veja mais fotos

Segundo o pesquisador, os predadores insetívoros reconhecem as suas presas pelos detalhes, e não pelo todo.

"Se olharmos para os detalhes de uma borboleta viva da mesma forma que um pássaro vê, a partir de um ângulo e uma perspectiva diferente, imagens surpreendentes são reveladas", ele afirma.

Em muitos casos, as características lembram os olhos de corujas, cabeças de serpente, lagartas, vespas, escorpiões e bicos de pássaros.

Em outros exemplos, ele diz, as borboletas e mariposas exibem combinações de imagens que não estão longe de trabalhos de arte surrealista.

As mensagens desta simbologia são tão fortes que às vezes ultrapassam a vida selvagem e são lidas na mente humana com a mesma força. O resultado --confundir e assustar-- é o mesmo.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página