Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2011 - 23h15

Explosões em Trípoli tiram do ar TVs momentaneamente na Líbia

DA BBC BRASIL

Fortes explosões foram ouvidas nas primeiras horas desta segunda-feira na capital da Líbia, Trípoli, tirando do ar três canais de TV momentaneamente.

Correspondentes dizem que as explosões, ocorridas pouco depois de meia-noite (horário local, 19h do domingo em Brasília) estão entre as mais fortes na cidade desde o começo da campanha militar.

O incidente ocorreu quando jatos da Otan sobrevoavam a cidade.

As estações de TV Líbia, Jamahiriya e Shababiya ficaram fora do ar por cerca de meia-hora.

MISRATA

No domingo, pelo menos seis pessoas foram mortas na cidade de Misrata, no oeste do país, em bombardeios do governo líbio, apesar de o regime de Muammar Gaddafi afirmar que cessaria os ataques no local, que está sob o controle de insurgentes.

Principal base dos rebeldes no oeste da Líbia, a cidade portuária de Misrata vem sendo fortemente atacada pelas forças do regime de Gaddafi há semanas.

Agências de ajuda voluntária afirmam que a cidade já enfrenta uma crise humanitária. Grupos de direitos humanos estimam que mais de mil pessoas já tenham morrido nos combates.
Segundo o correspondente da BBC em Benghazi Peter Biles, as informações sobre o que ocorre em Misrata ainda são muito confusas.

O vice-chanceler líbio, Khaled Kaim, afirmou que as tropas do governo não se retiraram da cidade, e sim suspenderam suas operações na região para dar aos líderes tribais locais a chance de negociar com os rebeldes.

Mesmo assim, testemunhas relatam que tiros e explosões de foguetes podem ser ouvidos a todo momento na cidade.

No sábado, Kaim havia dito que as tribos leais a Gaddafi prometeram combater os rebeldes em Misrata no lugar do Exército.

RETIRADA ESTRATÉGICA

Biles diz que a suspensão dos ataques do Exército líbio pode ser parte de uma retirada estratégica por parte dos militares, mas ainda é cedo para dizer.

O coronel Ahmed Bani, porta-voz militar dos insurgentes na cidade de Benghazi, disse no sábado que Gaddafi está "jogando".

"Ele não é estúpido e não vai permitir que as suas forças deixem Misrata", disse Bani, de acordo com Peter Biles.

Segundo o editor de Oriente Médio da BBC, Jeremy Bowen, que está em Trípoli, a razão pela qual Gaddafi estaria relativamente seguro no oeste líbio é que as principais tribos - que possuem muito poder e influência no país - estariam do seu lado.

No entanto, Biles afirma que a lealdade das tribos a Gaddafi ainda gera dúvidas. Enquanto alguns grupos dizem apoiar o coronel, outros, incluindo as tribos não-árabes de Misrata, têm lutado ao lado dos insurgentes.

Na noite de sábado, a televisão líbia alegou que as cidades de Benghazi e Tobruk, no leste do país, haviam voltado para as mãos do governo. Biles afirma que "categoricamente" isto não ocorreu, e as duas cidades seguem sob controle dos rebeldes.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página