Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2011 - 13h05

Beagle Oona tem nome inusitado e temperamento forte; veja as mascotes da semana

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A beagle Oona, 2, tem um nome inusitado e uma personalidade forte.

Veja galeria com as mascotes da semana

Arquivo pessoal
A beagle Oona tem temperamento forte e nome inusitado
A beagle Oona tem temperamento forte e nome inusitado

"Escolhi o nome Oona porque já tive uma aluna chamada assim e sempre fui apaixonada por ela. E também porque é o nome da última esposa de Charlie Chaplin. Quis dar-lhe um nome importante, incomum. Ela merece", conta a dona Juliene Osias, de João Pessoa (Paraíba).

Depois de ser abandonada pela primeira dona, a cachorrinha chegou à casa de Juliene para fazer companhia para outros beagles: Samuel, 3, e Rafa, 1. Hoje, os cães ainda cuidam do filhote Rocco, de Oona e Samuel.

"Ela detesta ser contrariada, tem temperamento fortíssimo. Se está fazendo o que quer que seja, não aceita ser retirada de sua atividade. Caso nós tentemos distraí-la, ela emite sons que lembram a palavra 'não'. É a única palavra que ela sabe pronunciar", diz a dona.

Linda, saudável, forte e feliz, ninguém resiste ao jeitinho como ela olha e pede comida, o único pensamento que passa pela sua cabeça, segundo Juliene. "Come ração com leite, além de parede, sapatos, panos de chão, fios de computador, Havaianas,..."

Arquivo pessoal
Flecha é pura alegria, mas muito atrevido
O jack russell terrier Flecha é pura alegria, mas muito atrevido

Outro destaque de mascotes da Folha desta semana é o jack russell terrier Flecha, 4.

"Costumo dizer que o pior e o melhor de um cão está num jack russell. Ele é pura alegria, instinto e vida, mas é de um atrevimento fora do normal", conta a dona Yordanna Colombo, de Porto Alegre (RS). "Um cão que não sabe o que é medo e geralmente 'perde o ouvido' diante do estímulo de pássaros desavisados ou gatos malandrinhos."

Flecha demanda caminhadas em ritmo acelerado com direito a corridinhas no meio, segundo ela. Uma das vantagens é que desde que ele entrou na vida de Yordanna, os ponteiros da balança só caíram.

A dona costuma dizer que Flecha tem um cisne branco e um cisne negro dentro dele.

"Em casa, late pouco, não faz xixi nem cocô, obedece qualquer comando e se mostra extremamente calmo. Mas quando sai para a rua --duas vezes ao dia para 'nos exercitar'--, enlouquece. Corre, late, busca briga com outros cães, puxa a coleira e continua neste ritmo durante os primeiros 20 minutos do passeio."

CADÊ MEU BICHO?

Para ver seu animal de estimação na Folha, mande um e-mail para bichos@grupofolha.com.br. Escreva "Bicho-Cão" ou "Bicho-Gato" no campo "Assunto" da mensagem.

Na primeira triagem, são descartadas fotos de baixa qualidade (evite as imagens de celular) ou com bichos acompanhados dos donos. Lembre-se: corte a foto no tamanho a partir de 640 x 480 pixels.

Faça a descrição do animal (nome, idade, raça) e da identidade do dono (nome, idade, profissão, cidade, contato). Relate curiosidades e histórias inusitadas sobre seu amigão.

E quem já mandou e-mail e não teve o seu animal escolhido? Há ainda uma chance. As imagens que ficaram de fora vão compor um arquivo para as próximas seleções semanais de mascotes.

+ Livraria

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Chile e Ilha de Páscoa

Chile e Ilha de Páscoa

Anja Mutic, Bridget Gleeson, Carolyn McCarthy, Jean-Bernard Carillet, Kevin Raub

Comprar
Não se Desespere!

Não se Desespere!

Mário Sérgio Cortella

Comprar
Procuram-se Super-heróis

Procuram-se Super-heróis

Eduardo Moreira

Comprar
Genesis

Genesis

Sebastião Salgado

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade