Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 11h46

Após tentativa frustrada, nave russa se une à estação espacial

Publicidade

DE SÃO PAULO

Após uma tentativa frustrada no último dia 23, a nave não tripulada russa Progress conseguiu se acoplar à ISS (Estação Espacial Internacional).

A acoplagem aconteceu na noite do último dia 29 e testou um novo sistema de ligação do cargueiro com o laboratório em órbita.

Nasa/Reuters
Nave não tripulada russa Progress
Nave não tripulada russa Progress

A nave já havia se unido com sucesso à ISS, mas os russos decidiram separá-la e fazer uma outra manobra de ligação para avaliar o novo método.

Batizado de Kurs-NA, o sistema de acoplagem é automático. Segundo os russos, ele é resultado de vários anos de desenvolvimento, e atualiza com mais segurança e precisão o método já usado.

O Kurs-NA deve ser usado também pelas naves tripuladas Soyuz, único meio de transporte atualmente em uso para levar os astronautas até a estação.

ERRO
Na primeira tentativa de usar o novo sistema, os computadores da Progress abortaram automaticamente a ligação no meio do processo por questões de segurança devido a uma falha técnica.

A nave foi mantida próxima à ISS, mas a uma distância segura, até os engenheiros russos diagnosticarem e resolverem o problema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página