Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2012 - 21h35

"Neil é um dos grandes heróis americanos de todos os tempos", diz Obama

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lamentou neste sábado (25) a morte do astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.

Obama disse, em nota divulgada pela Casa Branca, que "Neil é um dos grandes heróis americanos --não apenas de seu tempo, mas de todos os tempos". Ele disse ter ficado "profundamente triste" ao saber da morte de Armstrong.

Morre aos 82 anos Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua
Família diz estar de coração partido com morte de Armstrong
Em nota, Nasa diz que Armstrong foi "verdadeiro herói americano"
Buzz Aldrin desejou recuperação rápida a Armstrong após cirurgia
Veja o pouso da Apollo 11 na Lua
Confira a capa da Folha do dia 21 de julho de 1969
Veja galeria de fotos de Neil Armstrong
Bandeiras dos EUA continuam fincadas na Lua 40 anos depois

Classificado por Obama como "um homem que nos ensinou o enorme poder de um pequeno passo", Armstrong foi saudado por "mostrar ao mundo que o espírito americano pode ver além do que parece inimaginável".

"Quando ele e seus colegas decolaram a bordo da Apollo 11, em 1969, levaram consigo as aspirações de toda uma nação", disse o presidente americano, que tinha apenas 7 anos quando Armstrong e seus colegas Edwin "Buzz" Audrin e Michel Collins pousaram no satélite terrestre.

Segundo Obama, "quando Neil pisou na superfície da Lua pela primeira vez, ele entregou um momento de realização humana que nunca será esquecido". Ele diz que o espírito de Neil hoje "vive em todos os homens e mulheres que devotaram suas vidas para explorar o desconhecido".

*

Leia a íntegra da nota do presidente americano:

"Declaração do presidente sobre a morte de Neil Armstrong

"Michelle e eu ficamos profundamente tristes ao ficar sabendo sobre a morte de Neil Armstrong.

"Neil está entre os maiores heróis americanos --não apenas de seu tempo, mas de todos os tempos. Quando ele e seus colegas decolaram a bordo da Apollo 11, em 1969, levaram consigo as aspirações de toda uma nação. Eles partiram para mostrar ao mundo que o espírito americano pode ver além do que parece inimaginável --que com unidade e engenhosidade suficientes, tudo é possível. E quando Neil pisou na superfície da Lua pela primeira vez, ele entregou um momento de realização humana que nunca será esquecido.

"Hoje, o espírito de Neil de descoberta vive em todos os homens e mulheres que devotaram suas vidas para explorar o desconhecido --inclusive daqueles que vão assegurar que nós vamos chegar mais alto e ir mais longe no espaço. Esse legado perdurará --provocado por um homem que nos ensinou o enorme poder de um pequeno passo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página