Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2012 - 18h27

De 'carona' em avião, ônibus espacial começa jornada até museu

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O ônibus espacial americano Endeavour iniciou nesta quarta-feira sua última viagem preso a um Boeing 747 que partiu da Flórida com destino à Califórnia, onde será exposto em um museu, segundo a Nasa.

A nave decolou no início da manhã sem problemas, alguns minutos depois da hora programada de 07h15 (08h15 de Brasília), depois de dois adiamentos devido ao mau tempo.

O Endeavour, o mais novo dos três ônibus espaciais restantes que foram ao espaço, deve chegar ao aeroporto de Los Angeles na sexta-feira ancorado na parte traseira do 747 após fazer várias paradas.

David J. Phillip/Associated Press
O ônibus espacial Endeavour posicionado sobre o 747 antes da decolagem em Houston
O ônibus espacial Endeavour posicionado sobre o 747 antes da decolagem em Houston

O ônibus espacial de 85 toneladas, que tinha feito sua última missão em maio-junho de 2011, deixou o Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida, para ir a Los Angeles, onde deve ser exposto no California Science Center.

A viagem do Endeavour para Los Angeles é como uma volta para casa, porque o ônibus foi construído em Palmdale, ao norte de Los Angeles, para substituir o ônibus espacial Challenger, que se desintegrou pouco depois de sua decolagem em 1986.

Antes de tomar o caminho da Costa Oeste, o Boeing realizará sobrevoos a baixa altitude no Centro Kennedy, na base de Cabo Canaveral e na base de Patrick.

Como se fosse seu último adeus, a nave também deve sobrevoar o Centro Espacial Stennis da NASA no Mississippi e a fábrica de Michoud em Louisiana, onde foram produzidos os tanques externos. Ele irá então para Ellington Field, perto do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas.

Associated Press
De 'carona' no 747, o Endeavour começa sua jornada rumo ao museu
De 'carona' no 747, o Endeavour começa sua jornada rumo ao museu

O comboio retomará voo na quinta-feira até pousar no Centro de Pesquisa da Nasa de Dryden, localizado na Base da Força Aérea de Edwards, no deserto de Mojave, na Califórnia.

Na sexta-feira, o ônibus espacial vai sobrevoar o norte da Califórnia, passando por diversas cidades, incluindo Sacramento, São Francisco e Los Angeles, antes de aterrar no aeroporto de Los Angeles.

Desde o fim do último programa de ônibus espaciais no ano passado, muitas cidades americanas disputam o direito de abrigar as naves.

A Discovery, a mais antiga delas, está no Centro Steven Udvar-Hazy, um anexo do Museu Nacional do Ar e do Espaço, perto de Washington.

Ela havia tomado o lugar da nave Enterprise, um protótipo que nunca foi ao espaço e que agora está no Museu do Mar, do Ar e do Espaço, em Nova York.

Por fim, o Atlantis irá para o Centro de visitas do Kennedy Space Center, em Orlando, quando o edifício terminar de ser construído.

Dois outros ônibus espaciais foram destruídos em pleno voo, causando a morte de toda a tripulação. Além do Challenger, o Columbia se desintegrou durante seu retorno à Terra em 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página