Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2012 - 11h16

"Se você está realmente interessado em algo, apenas continue trabalhando nisso", diz Nobel

Publicidade

DE SÃO PAULO

Demonstrando muita calma e modéstia, apesar de ter ganhado o Prêmio Nobel de Química de 2012, o americano Brian Kobilka, 56, da Universidade Stanford, concedeu uma entrevista ao site do prêmio.

Ele dividiu o prêmio com seu mentor, Robert Lefkowitz, da Universidade Duke, pela descoberta e descrição do funcionamento de uma importante família de receptores, os acoplados às proteínas G. Eles são receptores de membrana, localizados na superfície da célula. Sua função envolve detectar um sinal químico extra-celular e iniciar uma cascata de eventos que "avisa" à celula o que acontecendo com o corpo.

Linda A. Cicero/AFP
Brian Kobilka após receber a notícia de que havia ganhado o prêmio Nobel de química
Brian Kobilka após receber a notícia de que havia ganhado o prêmio Nobel de química

"Eu e Lefkowitz temos um bom entrosamento e ainda nos falamos com frequência. Nesse momento estamos escrevendo um artigo sobre um projeto que nossos grupos de pesquisa estiveram colaborando por alguns anos. Sem dúvida ele é um fantástico mentor. Nós somos muito diferentes, mas trabalhamos bem juntos", lembrou.

Ele conta que a casa toda dormia no momento da ligação do comitê do Nobel. "Não atendi à primeira ligação, mas à segunda, sim".

Comentando sobre o fato de os receptores descobertos pela dupla mediam a ação de uma série de remédios, Kobilka disse que apesar da presença em todo corpo e da importância desses receptores "ainda não sabemos muito bem como controlá-los. Os remédios não são perfeitos ainda, possuem efeitos colaterais. Alguns deles são porque ao mirar um receptor específico eles acabam se ligando a outro receptor também."

Sobre a competição na academia, disse que "quando você tem um objetivo, você obviamente quer ser o primeiro. Cientistas, às vezes, são tão competitivos quanto atletas. Mas você não pode se preocupar muito com isso, ou isso irá te distrair do seu objetivo. Mas se você está realmente interessado em algo, apenas continue trabalhando nisso".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página