Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2013 - 04h42

USP e CNPq vão apurar suspeita de fraude em artigos

Publicidade

FERNANDO TADEU MORAES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Universidade de São Paulo vão apurar as acusações de fraude científica feitas contra o diretor do ICB (Instituto de Ciência Biomédicas), Rui Curi. Um artigo do pesquisador, escrito em parceria com ex-alunos, foi "despublicado" no fim de dezembro.

"Acabamos de tomar conhecimento do caso e ele será analisado", disse Paulo Beirão, coordenador da Comissão da Integridade na Atividade de Pesquisa do CNPq. "Faremos uma análise técnica prévia que irá subsidiar os trabalhos da comissão quando o caso for levado a ela, creio que em março".

Rui Curi é pesquisador 1A do CNPq, grupo que engloba a elite da ciência nacional, e recebe uma bolsa do órgão.

No caso de confirmação da fraude, o pesquisador pode sofrer cortes de verbas de pesquisa pelo CNPq.

O pró-reitor de Pesquisa da USP, Marco Antônio Zago, disse que "o assunto está no gabinete do reitor". Para ele, o conjunto dos acontecimentos indica a necessidade de uma investigação por parte da universidade.

"Uma retratação de artigo sempre merece uma explicação, especialmente num contexto como esse, em que há acusações de fraude."

Zago lembrou, no entanto, que somente a retratação do artigo não implica necessariamente má conduta por parte do cientista.

Três dos autores da pesquisa são professores do programa de pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul).

O pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unicsul, Danilo Duarte, disse que após o fim do recesso escolar, no dia 15 deste mês, os professores envolvidos serão convocados para prestar os devidos esclarecimentos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página