Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2013 - 04h32

Cérebro idoso tem dificuldade em enfraquecer memórias antigas para criar novas

Publicidade

DO "NEW YORK TIMES"

O aprendizado se torna mais difícil com a idade não porque temos problema em absorver mais informações, mas porque não conseguimos esquecer o que já está armazenado, conclui uma nova pesquisa.

Camundongos cujos cérebros foram geneticamente modificados para terem algumas características de cérebros humanos adultos não mostraram queda na habilidade de estabelecer sinapses que permitem aprender novas tarefas - uma surpresa para os neurocientistas da escola de medicina da Universidade Georgia Regents, cujas descobertas foram publicadas na revista "Scientific Reports".

Mas assim que os camundongos entraram na idade adulta, eles tornaram-se menos capazes de enfraquecer as conexões já existentes, o que tornou mais difícil para eles formarem novas memórias de longo prazo. Pense que você está escrevendo em uma folha de papel em branco em comparação com uma página de jornal, disse líder da pesquisa, Joe Tsien. "A diferença não é quão escura é a cor da tinta da caneta, mas o fato de a folha de jornal já estar cheia".

Os pesquisadores focaram seus esforços sobre duas proteínas - NR2A E NR2B - conhecidas por desempenhar um papel importante na criação de novas conexões. Antes da puberdade, o cérebro produz mais NR2B que NR2A; na idade adulta a relação se inverte.

Ao incentivar que os camundongos produzissem mais NR2A que NR2B, imitando cérebros após a puberdade, os cientistas esperavam que as cobaias tivessem problemas em formar novas conexões. Ao invés disso, os camundongos não tiveram problemas para criar novas memórias de curto prazo, mas exames no cérebro mostraram que eles tinham dificuldades para enfraquecer antigas memórias de longo prazo.

"O que nosso estudo sugere", disse Tsien, "é que não é apenas o aumento das conexões, mas o enfraquecimento de outros conjuntos de conexões, que cria um padrão global de conectividade sináptica que é importante para a formação de memórias de longo prazo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página