Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2013 - 21h20

Nave privada Dragon tem acoplagem de sucesso com Estação Espacial Internacional

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A cápsula Dragon, da companhia americana SpaceX, atracou neste domingo à ISS (Estação Espacial Internacional) transportando alimentos, materiais científicos e outros equipamentos.

A cápsula foi agarrada pelo braço mecânico da ISS, operado por dois membros da Expedição 34 da Nasa, o comandante Kevin Ford e o engenheiro Tom Marshburn. A operação ocorreu às 10h31 GMT (07h31 Brasília), meia hora antes do previsto.

A Dragon se uniu ao módulo americano Harmony às 13h56 GMT (10h56 de Brasília), segundo a Nasa.

A acoplagem estava prevista inicialmente para a manhã de sábado, mas uma falha nos motores da Dragon após entrar em órbita, na sexta-feira, provocou o adiamento. O problema foi resolvido horas depois e os responsáveis pela missão afirmam que o sistema de propulsão da nave funciona plenamente.

A Dragon leva à ISS uma carga de 544 kg, incluindo equipamentos destinados a 160 experiências científicas.

"Estes experimentos trazem a promessa de descobertas científicas que beneficiarão a Terra e incrementarão fortemente nossa compreensão de como os humanos se adaptam ao espaço", disse William Gerstenmaier, responsável da Nasa.

Divulgação/AFP
Concepção artística da cápsula Dragon em órbita
Concepção artística da cápsula Dragon em órbita

Segundo a Nasa, as pesquisas "melhorarão os esforços destinados à produção de alimentos no espaço, um componente crucial de missões de longa duração, como para Marte ou outros pontos do sistema solar".

Em sua volta à Terra, a Dragon trará cerca de uma tonelada de carga, incluindo material de pesquisa médica e equipamentos utilizados na Estação.

Esta é a terceira missão comercial da empresa SpaceX (Space Exploration Technologies) para a ISS. A Dragon foi a primeira nave espacial privada a chegar à Estação Espacial, em maio de 2012.

A Nasa aposta na SpaceX e em outras companhias privadas para substituir seu programa de ônibus espaciais, encerrado em julho de 2011, visando abastecer a ISS e transportar astronautas, a partir de 2015.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página