Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2010 - 13h30

Material condutor pode também proteger sapatos contra mau cheiro

DA NEW SCIENTIST

O grafeno tem sido aclamado como o novo supermaterial do momento. Ele possui força e elasticidade, enquanto, ao mesmo tempo, é altamente condutor de eletricidade. Seu uso em semicondutores flexíveis poderia dominar a computação.

Mas, se tudo isso já não fosse o bastante, há outra vantagem no uso desse material de carbono formado por camadas com um átomo de espessura: ele pode impedir que sapatos exalem mau cheiro.

Universidade da Califórnia, Berkeley
Lâmina de grafeno, material formado por camada única de carbono transparente, forte, flexível e condutora

Lâminas de óxido de grafeno são bactericidas potentes, afirma Chunhai Fan, Qing Huang e colegas das Academia Chinesa de Ciências, em Xangai.

A equipe borrifou lâminas do material com um aerossol cheio de bactérias Escherichia coli. Em seguida, colocou as lâminas em um incubador e as examinou sob o microscópio.

"Notamos que as células de E. coli foram destruídas quando elas interagiram com o óxido de grafeno", disse Fan. É a primeira mostra de que o material pode matar bactérias.

O mecanismo de ação do óxido de grafeno ainda não é completamente entendido, diz Fan. Contudo, se as propriedades bactericidas do material se estenderem para outras bactérias, ele poderia ser usado em uma série de aplicações, desde proteção contra mau cheiro em sapatos até conservação de alimentos frescos.

O estudo foi comunicado na revista da academia chinesa "ACS Nano".