Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 19h25

Justiça dos EUA vai apelar contra suspensão de verba a pesquisa com células-tronco

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O ministério da Justiça dos Estados Unidos informou nesta terça-feira (24), que apelará, "provavelmente esta semana", da decisão de um juiz federal de suspender as investigações sobre células-tronco embrionárias, financiadas com fundos federais.

Ontem, um tribunal dos Estados Unidos decidiu suspender o financiamento federal - que havia sido autorizado pelo presidente Barack Obama - para a pesquisa com células-tronco embrionárias, ao considerar que esta envolvia a destruição de embriões humanos.

O juiz do distrito Royce Lamberth decidiu a favor de um grupo cristão que se opõe à pesquisa, e deteve temporariamente o financiamento federal dessas atividades, o que permitirá aos demandantes levar o caso diante da corte.

Em março, Obama cancelou uma proibição para a pesquisa com células-tronco embrionárias, citando os potenciais avanços médicos e uma nova era para a ciência americana, desprovida de ideologia política.

A ordem executiva emitida pelo presidente reverteu uma proibição de seu antecessor, George W. Bush, que tinha sido criticada por dificultar a descoberta de novos tratamentos para doenças graves, como o mal de Alzheimer, Parkinson e diabetes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página