Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2011 - 09h46

Telescópio espacial encontra primeiro planeta rochoso fora do Sistema Solar

COM FRANCE PRESSE

O telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), localizou o primeiro planeta rochoso fora do Sistema Solar.

Batizado de Kepler-10b, ele mede um pouco mais que a Terra, com tamanho 1,4 vez superior. A descoberta é resultado de uma análise de pelo menos oito meses a partir de dados coletados pelo telescópio entre maio de 2009 e janeiro de 2010.

Kepler-10b orbita sua estrela mais de uma vez por dia, em uma distância muito próxima para que possa haver vida, disse a Nasa em um comunicado --astro está 20 vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do Sol.

Segundo Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler da Nasa, a descoberta é promissora ainda que o planeta não possa, aparentemente, abrigar vida.

O telescópio espacial Kepler é a primeira missão da Nasa dedicada à busca de planetas do tamanho da Terra ou que estejam perto da zona habitável --região do sistema planetário em que água líquida pode existir na superfície de um planeta.

Nasa