Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julio abramczyk

 

01/09/2012 - 05h00

A credulidade do idoso

DE SÃO PAULO

Um estudo realizado na Universidade de Iowa, nos EUA, sugere uma explicação para a eventual credulidade encontrada em alguns idosos.

Ela seria causada por uma disfunção na região mais superficial do lobo pré-frontal do cérebro (região logo atrás da testa), decorrente da idade avançada ou provocada por um acidente na cabeça que repercute nessa área.

A pesquisa de Erik Asp e colaboradores foi publicada na revista científica "Frontiers in Neuroscience".

Os pesquisadores, já no título, explicam que os danos no chamado córtex ventromedial do lobo pré-frontal podem aumentar a credulidade das pessoas diante de propagandas enganosas.

No estudo, foram avaliados 18 portadores de danos no córtex pré-frontal, os quais se mostraram mais crédulos diante de uma propaganda enganosa do que os 21 doentes com outras lesões cerebrais e 10 pessoas normais.

Essa disfunção, segundo os autores, poderia explicar decisões inadequadas de idosos quando expostos a aconselhamentos persuasivos ou a pessoas que tentam se aproveitar deles.

Os autores citam levantamento do Instituto Nacional de Justiça dos Estados Unidos mostrando que cerca de 12% dos americanos com 60 anos ou mais são explorados financeiramente por membros da família ou por pessoas desconhecidas. Em 2010, cerca de 7,3 milhões de idosos (20% do total de idosos) nos Estados Unidos foram vítimas de fraude financeira.

julio abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página