Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

tales andreassi

 

13/01/2013 - 05h59

Franquia não é bagunça

DE SÃO PAULO

É nítido o crescimento que o setor de franquias vem experimentando já há alguns anos no país. No entanto, todo o barulho feito pela mídia em torno do tema acaba gerando uma falsa impressão de que esse é um negócio sem riscos, no qual trabalha-se pouco e ganha-se muito. Obviamente que isso não é verdade.

Adquirir uma franquia traz muitas vantagens, e a principal delas é poder usar uma marca reconhecida mesmo se você for um empreendedor iniciante. Além disso, recebe-se conhecimento de forma estruturada, que levou anos para a empresa franqueadora conseguir reunir. Por isso os riscos são minimizados, e a chance de o negócio falir é menor.

É lógico que há algumas desvantagens também. Se você for iniciante no ramo, será muito difícil comprar uma franquia de uma marca mais consolidada, principalmente se a loja estiver em pontos muito disputados. Os franqueadores vão preferir alguém com mais experiência, como alguém que já seja franqueado da rede, por exemplo. Você também terá de seguir padrões rígidos para manter a uniformidade da marca, o que irá limitar sua criatividade.

Se você pensa em adquirir uma franquia, é importante pesquisar muito. Vá às feiras, converse com franqueadores, com outros franqueados, faça pesquisas por contra própria, enfim, procure se inteirar bem do mercado em que quer entrar.

E, antes de tudo, escolha um setor que tenha a ver com você, que lhe traga motivação. Afinal, como em todo o negócio próprio, você terá que trabalhar muito!

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página