Secretário vê negligência da Força Nacional na fuga de 92 presos em RR

Crédito: Arquivo Pessoal Túnel deu acesso ao lado de fora do presídio de RR
Túnel deu acesso ao lado de fora do presídio de RR.

FABIANO MAISONNAVE
DE MANAUS

Apesar da presença da Força Nacional, 92 presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR). A unidade é controlada pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e foi palco, há cerca de um ano, da terceira maior matança em presídios do país.

A fuga, feita por um túnel de cerca de 100 metros, ocorreu na madrugada da sexta-feira (19), mas só neste sábado o governo de Roraima conseguiu fazer a recontagem total dos presos. Com 790 vagas, o presídio abrigava 1.180 presos no momento antes da evasão, segundo o governo estadual.

Para facilitar a fuga, criminosos cortaram a eletricidade e conseguiram apagar a iluminação externa da penitenciária.

Até a noite deste domingo (21), 22 haviam sido recapturados, além da prisão de quatro pessoas, acusadas de terem ajudado na ação, informou à Folha o secretário de Justiça, o coronel da PM Ronan Marinho Soares.

O secretário disse que a saída do túnel está numa área sob a responsabilidade da Força Nacional, enviada a Roraima após o massacre. Ele afirmou que haverá uma investigação sobre a atuação do reforço federal.

"Era pra ter uma viatura a 50 metros de onde os presos saíram. Estamos abrindo para apurar se a Força Nacional estava lá e, se estava, por que não agiu", afirmou.

Soares disse que não tem o número exato de homens da Força Nacional em Roraima, mas afirmou que o contingente tem diminuído nos últimos meses.

Em 6 de janeiro do ano passado, 33 presos foram assassinados em Monte Cristo. Tratou-se de uma retaliação do PCC ao massacre em Manaus comandado pela a facção rival FDN (Família do Norte), quatro dias antes.

A estrutura do presídio, o maior do Estado, é considerado obsoleta pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima, que defende a construção de uma nova unidade.

Crédito: Polícia Militar/Divulgação
Barreira na BR-174 quer impedir entrada de presos foragidos no Amazonas.

OUTRO LADO

Em nota, o Ministério da Justiça informou que o governo de Roraima não solicitou a renovação da presença da Força Nacional, expirada em 31 de dezembro.

"Ainda assim, a Força Nacional continuava realizando a operação de reforço do policiamento ostensivo do perímetro externo em apoio ao estado, enquanto preparava a retirada das equipes, e ao tomar conhecimento da fuga de internos, na madrugada de sexta-feira (19), acionou todo efetivo que está em Boa Vista, conseguindo inclusive capturar foragidos e identificar o túnel, onde manteve vigilância para evitar possíveis novas fugas, não se furtando a auxiliar os órgãos locais."

"A Força Nacional também avisou à direção do complexo penitenciário para tomada de providências cabíveis e acionou a Polícia Militar (a fim de que se reforçasse a busca aos foragidos e a contenção de novas fugas) que somente chegou ao local após duas horas. As condições de visibilidade noturna eram inexistentes no perímetro externo, fato comunicado anteriormente ao sistema penitenciário para proporcionar a adequada iluminação de segurança."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.