Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2010 - 20h27

Número de mortes pela chuva no Nordeste sobe para 38; 120 mil estão fora de casa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Balanço divulgado na noite desta segunda-feira pela Defesa Civil de Alagoas mostra que subiu de 19 para 26 o número de mortes em decorrência das fortes chuvas no Estado. Com isso, as chuvas que atingem parte da região Nordeste já mataram 38 pessoas e deixaram 120 mil fora de casa nos Estados de Pernambuco e de Alagoas.

Alagoas é o Estado mais afetado, com o registro de mais de 80 mil pessoas fora de suas casas --26 mil desabrigadas (dependem de abrigos públicos) e cerca de 54 mil desalojadas (na casa de amigos e familiares). Ao todo, 21 cidades foram afetadas, sendo que 17 decretaram estado de emergência e 4 de calamidade pública. Além disso, 607 pessoas estão desaparecidas, sendo 500 só no município de União dos Palmares.

Tércio Cappello/Divulgação
Imagem de sobrevoo realizada nesta segunda pelo governador de Alagoas mostra enchentes
Imagem de sobrevoo realizado nesta segunda-feira pelo governador de Alagoas mostra enchentes

Os municípios que registram o maior número de desabrigados são: União dos Palmares (9.000), Murici (5.000), Rio Largo (2.000) e Viçosa (1.200). Outras cidades atingidas foram Jacuípe (250), Quebrangulo (800), Santana do Mundaú (500), Joaquim Gomes (350), São José da Lage (386), Branquinha (1.000), Atalaia (100), Cajueiro (192), Capela (300) e Satuba (200).

As chuvas em Alagoas também causaram danos ao sistema de abastecimento de água de diversas cidades. O governo aponta que os temporais também destruíram cerca de 70% das linhas férreas pertencentes à Transnordestina.

Em Pernambuco, a Defesa Civil aponta 12 mortes e mais de 40 mil pessoas fora de casa, sendo 24.331 desalojadas e 17.779 desabrigadas. Ao todo, 53 municípios foram atingidos, com destaque para as cidades de Palmares e Barreiros.

Ajuda

Thiago Sampaio/Agência Alagoas
Enchentes destróem casas e deixam desabrigados na cidade de Jacuípe; Estado de Alagoas registra 19 mortes
Enchentes destróem casas e deixam desabrigados na cidade de Jacuípe; Alagoas registra 26 mortes

Hoje, o governo federal anunciou que vai liberar recursos para prestar socorro aos desabrigadas em Alagoas e Pernambuco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai liberar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as vítimas das inundações. A Aeronáutica montará um hospital de campanha em Palmares (PE) para prestar atendimento às pessoas que precisam do hospital da cidade, que foi totalmente alagado.

Já o governador de Alagoas anunciou hospitais de campanha também nas cidades de Jacuípe e Santana do Mundaú. Os dois hospitais devem contar com médicos e equipes vindos do Rio de Janeiro.

Também estão sendo encaminhados para a região doações e mantimentos doados de Estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas e São Paulo. A Defesa Civil de Pernambuco informou que já distribuiu mais de 243 toneladas de donativos nas cidades atingidas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página