Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2010 - 10h49

Hemocentro de Alagoas realiza coleta emergencial de sangue neste sábado

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Hemoal (Hemocentro de Alagoas) realiza neste sábado coleta emergencial de sangue em sua sede de Maceió e Arapiraca até as 12h. De acordo com o órgão, o estoque de sangue necessário está próximo de 50% do necessário.

Mulheres usam água suja para lavar roupa em Alagoas
Quilombolas sobem em jaqueiras para sobreviver a cheia
Três cidades em AL permanecem sem energia elétrica
PAC 2 será fundamental para evitar tragédias, diz coordenadora

Em Alagoas, a Defesa Civil contabiliza mais de 180 mil pessoas afetadas pelas chuvas, sendo que quase 70 mil tiveram que deixar suas casas. Dessas, 47.897 estão desalojadas (na casas de amigos e parentes) e outras 21.618 desabrigadas (dependem de abrigos públicos).

Além disso, 28 cidades foram afetadas pelos temporais, sendo que 15 decretaram estado de calamidade pública. Nesses locais, já foram distribuídas quase 20 mil cestas básicas. 76 pessoas permanecem desaparecidas (estão fora de casa e não foram localizadas). Até agora, 34 pessoas morreram no Estado e 51 na região.

De acordo com o órgão, até às 10h desta sexta-feira (25), o hemocentro da capital possuía apenas 237 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300. Para se ter ideia, sete bolsas de sangue B positivo foram enviadas do Hemonorte (Hemocentro do Rio Grande do Norte).

No entanto, só existiam quatro bolsas de B negativo, uma de O negativo e cinco e A negativo, de acordo com dados do Setor de Dispensação do Hemoal, onde o sangue é liberado para os hospitais, maternidades e ambulatórios 24h do Estado.

"Nossa situação é critica, pois estamos vivenciando um feriado, temos os jogos da seleção brasileira, um grande número de pacientes com dengue hemorrágica, as vítimas dos fogos de artifício e, agora, aqueles que ficaram feridos durante a enchente. Diante deste momento dramático, solicitamos aos alagoanos que possam comparecer ao Hemoal na manhã deste sábado, localizado próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche", disse a diretora do órgão, Verônica Guedes.

Para se candidatar à doação, os candidatos devem ter idade superior a 18 anos, pesar acima de 50 kg e comparecer ao Hemoal Maceió ou Arapiraca portando um documento de identificação com foto.

Além destes pré-requisitos, o candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para as mulheres que estejam gestantes ou amamentando

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página