Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2010 - 20h45

Alagoas e Pernambuco recebem doações da Venezuela; governo antecipa beneficios

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os Estados de Alagoas e de Pernambuco receberam 13 toneladas de alimentos e utensílios doados pela Venezuela. As fortes chuvas que atingem parte da região Nordeste desde o dia 18 de junho já provocaram a morte de 54 pessoas e fizeram mais de 150 mil pessoas deixarem suas casas nos dois Estados.

Temporais matam 54 pessoas nos Estados de AL e PE
Animais mortos causam mau cheiro e confundem buscas
Seis cidades de Alagoas continuam sem água após chuvas

Os donativos chegaram no Brasil neste domingo (27) em um avião do governo venezuelano. O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximillien Arvelaiz Sanchés, e o relações públicas do consulado da Venezuela, Emanuel Divera, visitaram os Estados do Nordeste.

Paulo Rios/Agência Alagoas
Exército de Alagoas organiza donativos; Estado recebeu doações da Venezuela
Exército de Alagoas organiza donativos; Estado recebeu doações da Venezuela

Alagoas recebeu, segundo o governo do Estado, cerca de 7 toneladas entre alimentos, roupas, colchões, cobertores e água mineral.

Os municípios de Branquinha, Murici, Capela e Santana do Mundaú permanecem sem abastecimento de água e estão recebendo apoio de carros-pipa da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas).

O Ministério da Saúde anunciou hoje que Alagoas receberá mais um lote de vacinas e de soro antitetânico. Serão enviadas 200 mil doses de vacinas, 13 mil diluentes e mil unidades de soro. O material serve para tratar e prevenir doenças como hepatite A, rotavírus e tétano --comuns em locais afetados por cheias.

O Estado de Pernambuco recebeu, de acordo com o governo do Estado, seis toneladas de donativos. Foram enviados pela Venezuela duas toneladas de água mineral, uma tonelada de sardinha, 500 kg de atum, 500 kg de arroz, 350 kg de geleia, 350 kg de leite em pó e 300 kg de macarrão. Outros 800 kg são de roupas usadas, 120 kg de fraudas, 100 kg de papel higiênico, 50 colchões e 50 cobertores.

Os donativos foram vistoriados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e foram para uma central de distribuição.

"O caminhão com as doações segue para Água Preta, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas, amanhã (29) pela manhã e deve chegar à cidade por volta das 10h", afirmou o coordenador da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), major Cássio, por meio de nota.

O embaixador da Venezuela no Brasil afirmou que o país costuma ajudar outros países em casos de tragédias. "Temos uma forte ligação histórica com o estado de Pernambuco e esta é uma forma de reforçar ainda mais a unidade entre os povos latino-americanos", afirmou Sanchés, por meio de nota.

Benefícios

O governo federal vai antecipar a liberação de recursos previdenciários para as vítimas das chuvas em Alagoas e em Pernambuco. De acordo com o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), ainda nesta segunda-feira o governo deve definir os detalhes dessa nova ação de ajuda aos moradores das regiões atingidas.

Ainda de acordo com Padilha, Lula determinou ao Ministério da Fazenda que encaminhe aos municípios atingidos pelas enchentes equipes do Banco do Brasil e do BNB (Banco do Nordeste) para acelerar a liberação de financiamentos relativos à linha de crédito aberta pelo governo para a reconstrução de empresas, comércio e para a compra de eletrodomésticos.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página