Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 16h17

Ameaça de terrorismo doméstico ainda é preocupante na Europa

da Deutsche Welle, na Alemanha

Cinco anos depois do atentado em Londres que causou a morte de 52 pessoas, a ameaça do terrorismo doméstico ainda é uma realidade na Europa. Governos tentam combater o problema com mais diálogo e estratégias coordenadas.

Há cinco anos, quando as autoridades de segurança da Alemanha discutiam a ameaça de terroristas islâmicos no território nacional, tratava-se principalmente de estrangeiros vindos de países árabes ou do norte da África. Também estudantes universitários estrangeiros e requerentes de asilo faziam parte do grupo com tendência à radicalização.

Jovens de origem turca de segunda ou terceira geração não estavam na mira dos investigadores menos ainda jovens alemães com histórico de imigração ou alemães convertidos. Mas o atentado de 7 de julho de 2005 alterou esse contexto, quando quatro bombas explodiram na capital inglesa tendo como alvo o sistema de transporte público em pleno horário do rush.

O atentado matou 52 pessoas e deixou inúmeros feridos. Um ano depois, ataques em Madri provocaram a morte de 191 pessoas.

Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página