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Funcionários de escolas do Rio que bateram meta do Ideb receberão extra
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DENISE MENCHEN
DO RIO
A Prefeitura do Rio irá conceder um prêmio em dinheiro para os funcionários das escolas municipais que conseguiram cumprir as metas de melhoria no Ideb, índice que mede o desempenho da educação básica nacional.
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Segundo a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, 493 das 856 escolas da rede que realizaram a prova serão contempladas, o que representa 58% desse universo.
Costin não soube informar o valor total que será gasto com a premiação. Segundo ela, o pagamento será feito em setembro. "Todo mundo vai receber, do servente ao diretor", disse.
Na maioria das escolas, a recompensa será de um salário extra para cada funcionário. Nas 60 unidades que cumpriram as metas e que integram o projeto "Escolas do Amanhã", porém, o valor será maior, de um salário e meio. Criadas em 2009, essas escolas estão localizadas em áreas com forte presença de traficantes ou milicianos e contam com projeto pedagógico diferenciado, além de turno integral.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Clique e entenda como funciona o Ideb, quais são as notas principais e confira o ranking com todos os Estados |
Para ter direito à premiação, as escolas tiveram que cumprir metas fixadas em decreto pela Prefeitura, que variam de acordo com o desempenho obtido no Ideb de 2009 --quanto pior o resultado anterior, maior a meta de melhoria.
Uma escola que obteve nota inferior a 1,9 no anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), por exemplo, teve que alcançar um incremento de pelo menos 27% no resultado para receber o bônus neste ano. Já para as que tiveram nota de 6,5 ou mais, a meta era apenas manter esse resultado.
Nos anos finais (do 6º ao 9º), as metas eram um pouco mais baixas.
Na média, o Ideb das escolas municipais do Rio nos anos iniciais foi de 5,4 em 2011, 6% a mais do que os 5,1 obtidos em 2009. Já nos anos finais o índice chegou a 4,4, o que representou um crescimento de 22% em relação ao desempenho de 2009, de 3,6.
Costin atribui a melhora no desempenho a vários outros fatores além da premiação aos funcionários das escolas. Como exemplo, cita a aplicação de provas bimestrais unificadas em toda a rede de ensino, a criação de um sistema de reforço escolar, a organização de um currículo mínimo, a elaboração de material pedagógico próprio e o desenvolvimento dos projetos das Escolas do Amanhã e dos Ginásios Experimentais.
A secretária ressaltou que, da lista das dez escolas com melhor desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental, quatro são Ginásios Experimentais. No total, existem dez escolas do tipo no município, que contam com turno integral, oferta de disciplinas eletivas e professores "polivalentes", que dão aulas de mais de uma disciplina (os assuntos são divididos nas áreas de Humanas e Exatas).
"O turno integral tem se mostrado algo muito relevante. Nosso plano é ter todas as escolas com turno único de sete horas até 2020", disse.
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