Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2012 - 06h00

Oferta de vaga que usa apenas o Sisu cresce menos neste ano

Publicidade

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O número de vagas ofertadas pelas universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deve crescer em um ritmo mais lento neste ano.

Criado em 2009, o sistema reúne instituições públicas que usarão apenas a nota do Enem para ingresso em cursos de graduação.

De acordo com levantamento feito pela Folha, serão ofertadas no início de 2013 ao menos 87.882 vagas pelo mecanismo criado pelo MEC.

No início deste ano, o número era de 80.376 --ou seja, o crescimento previsto será de 9,3%. No ano passado, o crescimento registrado foi de 30%.

No final de 2011, 42 das 59 universidades estavam no Sisu. Dessas, 26 usaram o Enem para todos os cursos disponíveis. Há situações, no entanto, em que o Enem é utilizado para substituir integralmente o vestibular, mas sem o auxílio do Sisu.

Esse é o caso da Unir (Universidade Federal de Rondônia), que prefere não aderir ao sistema para dar "menos visibilidade" às vagas, explica Lilian Maria Mozer, presidente da comissão de processo seletivo da instituição.

DE FORA DO ESTADO

A professora afirma que, ao entrar no sistema, crescem as chances de os estudantes do Estado perderem espaço para candidatos de outras regiões. Segundo ela, isso já vem acontecendo desde que a universidade passou a usar exclusivamente o Enem.

No início do ano passado, foram oferecidas por meio do Sisu um total de 108.552 vagas. A expectativa do Ministério da Educação é de que este ano o número chegue a cerca de 130 mil vagas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página