Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2012 - 03h30

Em São Paulo, 60% dos colégios ficaram fora do ranking

Publicidade

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

A quantidade de escolas paulistanas com médias no Enem de 2011 é quase 60% inferior ao da lista de 2010.

Nota média do Enem cai em humanas e em ciências da natureza
MEC tira redação da nota geral do Enem e abre polêmica

A explicação principal foi a mudança de metodologia adotada pelo Ministério da Educação. Agora, são consideradas apenas a nota das escolas onde ao menos 50% dos concluintes do ensino médio fizeram o exame.

No ano passado, o mínimo de participação exigido para a divulgação era de 2% do total de alunos concluintes.

No país, a lista de 2011 é 52% menor que a de 2010.

Assim, saíram até colégios que estavam entre os melhores de São Paulo.

Considerando os 50 melhores da lista de 2010, 12 desapareceram do Enem 2011.

A Folha procurou cinco dessas escolas. As respostas sobre as razões da baixa adesão dos alunos ao exame foi unânime: o interesse de seus estudantes por universidades de São Paulo que não cobram o resultado do Enem (como a USP). Dizem também que não serão prejudicadas com a exclusão do ranking.

vestibulares

"A opção dos nossos alunos é, em geral, pelas universidades estaduais ou pelas faculdades particulares cujo processo de seleção não utiliza o resultado do exame nacional", afirmou o diretor-geral pedagógico do colégio Dante Alighieri, Lauro Spaggiari, que ficou em 47º lugar no ranking de 2010.
O colégio Santo Américo, 17º melhor colocado no exame de dois anos atrás, mandou carta aos pais dos alunos para explicar a razão de sua ausência no último ranking.
"Explicamos como ficou a avaliação e também que os estudantes priorizam vestibulares como USP, FGV, Unesp e Unicamp. É importante que todos entendam que a exclusão da lista não tem nada a ver com o conteúdo pedagógico do colégio", informou em nota.
Os colégios informaram que não pretendem, por enquanto, adotar medidas que visem fazer seus estudantes participarem da avaliação do MEC e não acreditam que vão ser prejudicados pela não divulgação de suas posições.
"Esse quadro [da não participação no Enem] tem a ver com as escolhas profissionais dos alunos", informou, por meio de sua assessoria, o colégio Equipe, que ficou em 46º lugar, em 2010.
O Porto Seguro e o Santa Cruz não se manifestaram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página