Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2012 - 12h58

São Paulo faz campanha para alimentação saudável em escola estadual

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As secretarias de Saúde e de Educação de São Paulo lançam nesta terça-feira (11) o programa em que crianças serão orientadas sobre hábitos de alimentação saudáveis e passarão consultas com nutricionistas.

O projeto, chamado "Meu Pratinho Saudável nas Escolas", ocorrerá das 7h às 17h30, na Escola Estadual Província de Nagasaki (rua Dorândia 158, Jardim Brasil), na zona norte de São Paulo.

Entre as atividades programadas está o jogo do Meu Pratinho Saudável no tablet, pelo qual, a criança deve montar uma refeição, escolhendo seus alimentos preferidos. Terminado o prato m ela receberá uma nota, conforme a porcentagem de nutrientes que atingiu.

Também haverá dinâmicas em grupos, em que os alunos devem montar os pratos com alimentos em resina e as nutricionistas explicam as propriedades de cada alimento e o que as crianças poderiam colocar a mais ou a menos para melhor a qualidade das refeições.

Na cozinha, nutricionistas do programa vão orientar as merendeiras sobre a melhor maneira para montar o prato, de acordo com o recomendado pelo Meu Pratinho Saudável.

O almoço será servido em duas etapas, com uma turma às 11h30 e outra às 12h30. No cardápio, serão servidos arroz, feijão, frango desfiado com vagem e cenoura e couve crua temperada. Para a sobremesa ainda será servida uma fruta.

As nutricionistas também irão criar pratos divertidos, com montagens diferentes, para incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis.

Cada criança levará para casa a cartilha do Meu Pratinho Saudável, além do papel bandeja e um quebra-cabeça. Os professores, funcionários e merendeiras também receberão as cartilhas dos programas Meu Prato Saudável e Meu Pratinho Saudável.

"Nosso principal objetivo é fazer com que a alimentação adequada tenha início desde cedo, fazendo com que o hábito saudável se estabeleça pelo resto da vida. Além disso, as crianças poderão ser multiplicadoras desses ensinamentos e podem repassar o que aprendem aos pais e amigos", afirma Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página