Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2012 - 09h15

Estudos avaliam mais aplicações para a técnica

Publicidade

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Apesar de o CFM (Conselho Federal de Medicina) ter aprovado a estimulação magnética transcraniana superficial apenas para três indicações terapêuticas, o leque de alvos de tratamento em pesquisa é muito maior.

Segundo o psiquiatra Marco Marcolin, já há evidências fortes de que o método funciona para tratar dor crônica e zumbido. "Também temos dados sólidos de que é eficaz para dependência de cocaína. Como o crack tem esquema semelhante, poderemos ter uma solução para um problema de saúde pública."

Marcolin, que é coordenador do Grupo de Estimulação Cerebral Não Invasiva do IPq (Instituto de Psiquiatria da USP), diz ainda que o centro tem pesquisas que mostram melhora de perda de memória inicial para quem tem transtorno cognitivo leve. Há estudos iniciais em autismo.

O neurologista Manoel Jacobsen Teixeira afirma ainda que a estimulação é eficaz para o tratamento de pessoas com deficit neurológico após acidente ou derrame.

Pacientes com distonia e doença de Parkinson também podem se beneficiar da estimulação no córtex motor.

Já há também trabalhos no Brasil e no mundo para epilepsia, dislexia e transtorno de deficit de atenção.

Mas Teixeira pondera: "Não se pode simplesmente comprar o aparelho e aplicar, é preciso treinamento. Como todo método, há aplicações específicas e é preciso haver supervisão. Não se pode imaginar que essa seja a solução de todos os problemas."

+ canais

+ NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página