Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2012 - 10h57

Vacina contra dengue tem só 30% de eficácia, mostra pesquisa

Publicidade

DA REUTERS

A vacina mais avançada do mundo contra a dengue, em desenvolvimento pela farmacêutica Sanofi, teve só 30% de eficácia em um teste feito na Tailândia. Os resultados foram publicados na revista médica "Lancet". D

Dados preliminares divulgados em julho pela empresa mostravam que a imunização protegia contra três das quatro variedades do vírus.

Agora, com a pesquisa completa, veio a público o resultado de só 30% de proteção, dado surpreendente diante dos mais de 70% esperados pelos pesquisadores.

Um lado positivo é que, ao menos, ficou demonstrado que é possível criar uma vacina segura contra a dengue, segundo os cientistas.

A doença, transmitida por picada de mosquito, ameaça quase 3 bilhões de pessoas no mundo, incluindo o Brasil.

São quatro os tipos de vírus causadores da dengue e pegar um deles não dá imunidade contra os demais.

Scott Halstead, consultor científico da ONG Dengue Vaccine Initiative, disse que ficou surpreso com o resultado. "Muitas pesquisas precisarão ser feitas para entender o que aconteceu."

Apesar do desapontamento, Jean Lang, chefe de desenvolvimento da vacina contra dengue na Sanofi, destacou que o teste com 4.000 crianças tailandesas mostrou que a imunização é eficaz contra três tipos de vírus.

A proteção foi de 60% contra o sorotipo 1 e de 80% a 90% contra os tipos 3 e 4. Uma só dose da vacina teve eficácia semelhante à de três doses.

A Sanofi aguarda agora o resultado do estudo de fase 3 da vacina, com 31 mil pessoas na Ásia e na América Latina.

Se o teste tailandês tivesse mostrado bons resultados, poderia ter levado a uma aprovação mais rápida da vacina em alguns países. Agora, as atenções ficam voltadas ao resultado do novo estudo. O lançamento comercial da imunização fica adiado para, no mínimo, 2015.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página