Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 17h58

Nos EUA, 80% das mulheres entre 50 e 74 se submetem a mamografias com frequência

Publicidade

RONI CARYN RABIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Um quinto das mulheres americanas com idade entre 50 e 74 anos não está realizando os exames de mamografia como deveriam, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Embora a porcentagem de mulheres desta faixa etária que realize exames regulares de mamografia a cada dois anos tenha aumentado continuamente durante os anos 90, o índice se estabilizou desde 2000 em 80%, de acordo com o Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade dos Centros.

O relatório se baseia em dados coletados de pesquisas feitas com 120.095 mulheres dessa faixa etária.

As mulheres negras tiveram a mesma probabilidade das brancas te ter feito uma mamografia recentemente, com índices para os dois grupos logo acima dos 80%. No entanto, apenas 70% das mulheres indígenas ou de ascendência indígena americana disseram ter sido examinadas recentemente.

Os índices também variam de acordo com a região, com o mais alto índice encontrado no nordeste do país. Em estados do meio-oeste, menos povoados, com menos clínicas de mamografia, os índices foram os mais baixos.

Mulheres que não possuem seguro de saúde estiveram entre as com menor probabilidade de se submeter à mamografia: apenas 56,3%.

"A boa notícia é que os índices entre afro-americanas estão iguais aos das brancas, mas queremos aumentar ainda mais esses parâmetros", disse o autor do relatório, Marcus Plescia, diretor da divisão de prevenção e controle de câncer dos CCPD. "Estamos otimistas que a nova lei da proteção ao paciente e acessibilidade faça a diferença."

OS CCPD examinaram índices de realização de mamografia em mulheres entre 50 e 74 anos. As recomendações de mamografia em mulheres mais novas são confusas; recentemente, um painel da força-tarefa preventiva recomendou a não realização de mamografias de rotina para mulheres na casa dos 40 anos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página