Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2010 - 04h00

Mortes de idosos causadas por queda quadruplicam em oito anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

A mortalidade de idosos por quedas no Estado de São Paulo praticamente quadruplicou em oito anos, segundo levantamento da Secretaria da Saúde. O índice passou de 7,6 óbitos por 100 mil idosos em 2000 para 28,4 por 100 mil em 2008.

Em números totais, houve 1.240 mortes de idosos vítimas fatais de quedas em 2008. Em 2000 o número de mortos havia sido 253.

De acordo com a secretaria, uma das causas é o envelhecimento da população. No período analisado, o número de idosos aumentou mais de 30% no Estado.

Com o aumento da expectativa de vida, muitas das pessoas que já estavam na faixa da terceira idade ficaram ainda mais velhas.

"Uma pessoa com 80 anos é mais suscetível a ter complicações após uma queda do que uma de 61", afirmou Marília Louvison, coordenadora da área de Saúde do Idoso.

A condição física e motora do idoso contribui para quadros mais graves. Com a idade, ossos e músculos sofrem desgaste. São mais comuns ainda problemas de tontura, visão e audição.

Buracos e degraus na rua, uma constante em uma cidade como São Paulo, também facilitam as quedas.

Há ainda os obstáculos dentro de casa, entre eles móveis, tapetes e animais domésticos.

A Secretaria da Saúde recomenda aos idosos caminhar com atenção, além de manter hábitos saudáveis, como a prática de atividade física.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página