Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 13h13

Saúde do homem é tema de congresso de hospital universitário no Rio

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, hipertensão arterial e disfunção sexual estão entre os temas que serão discutidos no 48º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). O encontro começa nesta segunda e vai até sexta-feira (27).

Segundo o coordenador do Serviço de Urologia do Hupe (Hospital Universitário Pedro Ernesto), Ronaldo Damião, o congresso vai abordar as doenças que mais frequentemente acometem os homens, como o câncer de próstata, e o fato de eles não irem ao médico.

De acordo com o médico, não existe uma causa específica, mas várias causas que podem estar associadas ao câncer de próstata. O envelhecimento e o histórico familiar são fatores de risco importantes.

Damião afirmou que prevenir essas doenças significa viver de forma mais equilibrada e que a vida saudável é o melhor segredo na prevenção das doenças.

"Procurar ter uma vida saudável, boa alimentação, o mínimo possível de carne vermelha, sem cigarro, bebida alcoólica --exclusivamente de forma social-- exercícios físicos, se afastar do estresse e fazer visitas periódicas ao médico", completou.

Ele lembrou que a partir dos 40 anos aumenta a incidência dessas doenças, e que o check-up deve ser feito uma vez por ano.

Damião ressaltou que a disfunção sexual é uma doença mais frequente a partir dos 50 anos, mas que pode começar antes. Os motivos podem ser de ordem emocional, pela pressão arterial, diabetes e doenças neurológicas, entre outros.

O evento terá várias atividades de interação com o público. Estarão presentes profissionais de todas as áreas de saúde, alunos em formação e o público leigo que busca maiores esclarecimentos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página