Publicidade
Publicidade
Pesquisa indica que veneno de abelha pode tratar artrite
Publicidade
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O veneno de abelha pode ajudar a tratar a artrite, segundo a conclusão da tese de doutorado da médica Izabella Rached, apresentada à FMUSP (Faculdade de Medicina na USP). A informação foi publicada no site da Agência USP na segunda-feira (23).
Depois de notar uma melhora no quadro clínico dos pacientes com artrite após uma picada de abelha acidental, a médica conduziu sua tese "Efeito do veneno de abelha na artrite induzida por antígeno em coelhos".
Segundo a pesquisadora, a crença popular na ligação das duas coisas é tão grande que existe até uma comercialização ilegal do veneno para o tratamento de doenças reumatológicas.
"Os médicos são céticos com essa relação, mas essa crença tem bastante força. Por isso, resolvemos investigar", conta Rached.
A diminuição da dor causada pela artrite está associada a um cortisol chamado glicocorticoide. A médica explica que trata-se de uma substância endógena, ou seja, produzida pelo próprio corpo, cuja quantidade aumenta para diminuir as inflamações.
Uma das dificuldades do trabalho foi conseguir descobrir a dosagem certa de veneno de abelha para ser utilizada no tratamento, de acordo com Rached.
"No começo, não houve resultados, mas depois de muitas tentativas chegamos à dosagem de 1,5 micrograma de veneno de abelha por quilo de peso."
Para realizar o tratamento, a pesquisadora utilizou o caminho inverso: aplicou o veneno na região subcutânea do animal para mais tarde induzir a artrite e observar passo a passo a ação do glicocorticoide.
Ela conta que a aplicação do veneno provocava uma primeira inflamação nos coelhos, estimulando a produção e liberação do cortisol para que o processo anti-inflamatório começasse a acontecer. Logo em seguida, a artrite era induzida clinicamente nos coelhos.
A surpresa da pesquisadora foi constatar que os altos níveis de glicocorticoide na corrente sanguínea dos coelhos conseguiu atenuar a inflamação provocada pela artrite.
"A inflamação causada pelo veneno de abelha aumentou o nível do glicocorticoide endógeno e fez com que a artrite, exercendo o papel de segunda inflamação, perdesse força quando em sua atuação. Isso mostra que o veneno de abelha pode servir como tratamento preventivo contra a doença", explicou.
- 'Eu Mexi no Seu Queijo' subverte a lógica da autoajuda
- 'Freud, me tira dessa!'; autora confessa paixonite por terapeuta
- Autora fala sobre a busca pela 'metade ideal' em tempos de internet
- Livro conta o que você não quer saber sobre sexo; veja
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Prepare sopas funcionais indicadas por nutricionistas
- Mortalidade materna no Brasil tem queda recorde de 21% em um ano
- Noivas fazem de tudo para entrar no vestido, até 'dieta da sonda'
- Suplemento de cálcio dobra risco de sofrer infarto, diz pesquisa
- Geriatras atacam uso de antioxidante e hormônio contra envelhecimento
+ Comentadas
- Estudo reafirma relação entre parto por cesárea e obesidade infantil
- Entre latino-americanos, Brasil é o 3º em consumo de álcool
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV