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26/08/2010 - 17h30

Análise da Pro Teste recomenda cautela com consumo de "aliméticos"

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COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançada com alarde em maio deste ano, a linha de bebidas "aliméticas" Beauty Drink promete "hidratar corpo e alma" e "alegrar a vida". No entanto, um estudo realizado pela Pro Teste (entidade de defesa do consumidor) mostra que os produtos não combatem o envelhecimento da pele sozinhos, nem tratam a celulite, aumentam a energia e a disposição ou fortalecem unhas e cabelos.

Há muito mais marketing nos 'aliméticos' do que benefício, diz dermatologista

Leticia Moreira/Folha Imagem
Análise da Pro Teste recomenda cautela com o consumo dos "aliméticos", que prometem embelezar e rejuvenescer
Análise da Pro Teste recomenda cautela com o consumo dos "aliméticos", que prometem embelezar e rejuvenescer

Os efeitos rejuvenescedores e energizantes prometidos pelas bebidas são proporcionados pelas vitaminas, minerais e taurina, um aminoácido que participa de várias funções fisiológicas importantes.

Mas segundo a análise da entidade, apesar de livres de sódio e conservantes, os sucos contêm corantes e edulcorantes artificiais, e ainda utilizam aromatizantes ao invés de frutas, hortaliças e chás.

Isso significa que se o consumidor comprar o Beauty Drink de framboesa, açaí e blueberry, por exemplo, que promete "vitaminar o dia", irá consumir apenas a combinação dos aromas dessas frutas.

De acordo com a Pro Teste, os produtos não valem a pena. "Se considerarmos que podemos ingerir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais através de uma alimentação saudável com frutas e hortaliças, o preço de cada unidade R$ 8,89 acaba se tornando um pouco salgado", disse em comunicado.

Disponíveis em oito sabores, os sucos têm uma embalagem inovadora, em que os ingredientes em pó ficam em um compartimento na tampa, o que conserva melhor as propriedades dos nutrientes.

Para preparar a bebida, basta girar a tampa e deixar o pó cair na água. No entanto, o teste prático mostrou que é preciso fazer bastante força para abrir a garrafa.

O rótulo informa que o consumo deve acompanhar uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis e não pode ser associado à bebida alcoólica. Crianças, gestantes, pessoas que estão amamentando, idosos e portadores de enfermidades devem consultar um médico antes de consumir.

OUTRO LADO

Em comunicado, a empresa Beauty'in, que fabrica as bebidas, esclareceu que o produto não está associado à categoria nutricosméticos e sim é classificado como "composto líquido para consumo", conforme denominação encontrada na embalagem do produto.

"Em nenhum momento a empresa afirma que o produto traz benefícios sem estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, mas reafirma que os ingredientes utilizados na composição dos produtos trazem benefícios à saúde."

Ainda informa que os aromatizantes usados no lugar de frutas, hortaliças e chás, são naturais, elaborados à base de extratos vegetais naturais. "Os extratos naturais das frutas e vegetais utilizados e declarados conforme exigência legal como 'aromatizantes' foram obtidos das frutas e vegetais e se apresentam na forma de extratos."

Em relação aos corantes e edulcorantes artificiais, a nota defende que "tais corantes são adicionados em quantidades mínimas a formulação, apenas para ajuste de cor em apenas duas versões de Beauty Drink sem causar danos aos consumidores".

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