Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2010 - 06h39

Número de cirurgia para tratar obesidade aumenta dez vezes na Inglaterra

Publicidade

DA REUTERS

O número de cirurgias para perda de peso aumentou dez vezes em hospitais na Inglaterra desde 2000, afirmaram cientistas na sexta-feira (27) em um estudo publicado no British Medical Journal. Ainda informaram que aqueles com bandas gástricas têm menos risco de morte precoce e custos do serviços de saúde reduzidos.

Os pesquisadores disseram que uma das razões para o rápido aumento dos procedimentos de perda de peso, ou cirurgia bariátrica, está relacionado ao crescimento da demanda de pacientes obesos que se conscientizam que o procedimento é uma opção de tratamento viável.

A cirurgia bariátrica é realizada em pessoas que estão perigosamente obesas, como uma forma de tentar ajudá-las a perder peso.

A ideia é reduzir o tamanho do estômago, ou com uma banda gástrica ajustável que reposiciona o intestino delgado para uma pequena bolsa estomacal, ou por remoção de uma porção do estômago.

Uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres analisou dados sobre a cirurgia na Inglaterra entre abril de 2000 e março de 2008 e descobriu que um total de 6.953 procedimentos bariátricos foram realizadas durante esse tempo.

O número de operações subiu mais de dez vezes, de 238 em 2000 para 2.543 em 2007, informaram os estudiosos em um relatório com as conclusões.

Em análise dos resultados de pacientes de 30 meses e um ano após a cirurgia, os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham banda gástrica apresentaram uma taxa de mortalidade pós-operatória menor e tiveram menos casos de reinternação.

O Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, que avalia a relação custo-benefício de tratamentos médicos, recomenda a cirurgia bariátrica a pessoas com obesidade mórbida.

Isso inclui aqueles com IMC (índice de massa corporal) menor que 40, e quem tem IMC de, no mínimo, 35, também sofre de outras doenças que poderiam ser atenuadas pelo emagrecimento.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página