Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2010 - 18h26

Anvisa interdita empresas por suspeita de adição de emagrecedor a suplementos

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) interditou duas empresas na última sexta-feira por fabricarem suplementos alimentares com sibutramina. O remédio é um emagrecedor vendido com receita controlada e não pode ser usado em alimentos.

Uma das empresas, a Sinérgika Indústria de Alimentos Ltda, fabrica quitosana (uma fibra derivada de crustáceos). Um laudo da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais, acusou a presença de sibutramina no produto, vendido com o nome Affinato. A empresa ficará interditada por 90 dias, segundo nota da Anvisa.

A Ledal Química do Brasil, de Goiânia, também foi interditada. A empresa fabrica os produtos Algas Regis, Sliminus e Fibratto. A Anvisa suspeita que esses suplementos também estejam contaminados com sibutramina.

Segundo especialistas reunidos no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, que aconteceu no início no mês em Gramado (RS), um em cada cinco suplementos alimentares vendidos no país estão contaminados com substâncias proibidas nesse tipo de produto, como hormônios e emagrecedores.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página