Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2010 - 15h42

Mortes por diabetes podem dobrar na próxima década, alerta OMS

Publicidade

DA EFE

Mais de 200 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão morrem a cada ano por causa da doença, número que pode dobrar na próxima década se não forem tomadas medidas urgentes, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os números foram divulgados por ocasião do Dia Mundial do Diabetes no próximo domingo, 14 de novembro.

Em comunicado, a OMS ressalta as consequências da doença, sobretudo, na população de países menos desenvolvidos.

"A maioria das pessoas com diabetes vive em países de renda baixa ou média e têm entre 45 e 64 anos", destaca a organização.

Nestes países, os meios para controlar e detectar a tempo a doença são insuficientes devido à elevada despesa que representa para seu sistema sanitário.

Devido a estas precárias condições, cerca de 80% das mortes por diabetes são registradas em países de renda baixa e média.

O efeito do diabetes não controlado é a hiperglicemia (aumento das taxas de açúcar no sangue), que com o tempo afeta gravemente muitos órgãos e sistemas.

Segundo a OMS, manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e não fumar são algumas das medidas que ajudam a prevenir o diabetes.

A Assembleia Geral da ONU pediu aos chefes de Estado que realizem uma cúpula para tratar sobre a prevenção e o controle do diabetes e de outras doenças.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página