Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 15h10

Aumenta incidência de HIV entre jovens de 17 a 20 anos

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Uma pesquisa divulgada neta quarta pelo Ministério da Saúde revela que os jovens têm elevado conhecimento sobre a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, mas a tendência é de aumento de casos.

"Acham que eu tenho marcas físicas, que a Aids está na cara"
Símbolos mundiais ficarão vermelhos no Dia Mundial da Aids
Unicef diz que geração de crianças livre de HIV é meta possível
Mortalidade por Aids em SP atinge menor nível dos últimos 20 anos
OMS pede fim da estigmatização para poder lutar contra Aids
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O levantamento foi feito com 35 mil jovens de 17 a 20 anos e aponta que a prevalência do HIV entre jovens de 17 a 20 anos passou de 0,09% para 0,12%. Quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus (prevalência de 0,17% entre os que têm ensino fundamental incompleto e de 0,1% entre os que têm ensino fundamental completo).

Um estudo feito em 2008 indica que 97 dos jovens de 15 a 24 anos sabem que o preservativo é a melhor alternativa de evitar a infecção pelo HIV, mas o uso cai à medida que a relação se torna estável. O percentual de uso de preservativo na primeira relação é de 61%, mas cai para apenas 30,7% entre parceiros fixos.

Jovens brasileiros de 15 a 24 anos são o foco da campanha O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids, lançada hoje pelo ministério para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página