Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2010 - 13h02

iPad ajuda hospital israelense a tratar pacientes

Publicidade

DA REUTERS

Um hospital de Israel começou a usar o Apple iPad para permitir que equipes médicas colaborem no tratamento de pacientes, realizem consultas e examinem raios-X e imagens de tomografias a distância.

O Centro Médico Mayanei Hayeshua, localizado em Bnei Brak, um bairro de Tel Aviv cuja maioria dos moradores são judeus ultraortodoxos, anunciou nesta terça-feira que é o primeiro hospital a programar o iPad, dotado de tela de toque de alta resolução, para interagir com o software Microsoft Chameleon, utilizado em hospitais.

O departamento de computação do hospital programou o iPad com a ajuda de uma consultoria tecnológica externa.

"Agora temos o mesmo programa e o mesmo banco de dados usados nos tratamentos do hospital instalados no iPad", disse Yoram Liwer, presidente do Mayanei Hayeshua. "Os dados dos pacientes estão no computador... de modo que médicos que estejam fora do hospital, mas de plantão, possam ver raios-X e exames de ultrassom em seus iPads e oferecer orientação mais inteligente às equipes internas do hospital."

Por exemplo, um paciente chegou recentemente ao pronto-socorro com uma fratura de bacia, e precisou de uma cirurgia de prótese.

O médico de plantão consultou um cirurgião ortopédico experiente que não estava no hospital naquele momento e ofereceu orientação para o tratamento depois de estudar os exames de raios-X e tomografias. O médico também pôde acompanhar as imagens da cirurgia logo que esta foi realizada, para verificar os resultados

"A alta resolução das telas permite que os raios-X sejam vistos em detalhe, e o iPad é um aparelho divertido de trabalhar", disse Liwer. "As pessoas gostam de carregá-lo para onde quer que vão. Não levam seus laptops, mas o iPad está com elas o tempo todo, e com isso temos acesso a consultoria melhor e mais inteligente."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página