Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 19h16

Canadá vai aumentar alertas de saúde nos cigarros

Publicidade

DA REUTERS

O Canadá vai colocar alertas maiores nos maços de cigarros, segundo anunciou o governo local nesta quinta-feira (30).

A ministra da Saúde Leona Aglukkaq disse que as advertências vão cobrir três quartos nas partes da frente e de trás das embalagens. Antes, metade do espaço era coberto.

As novas imagens vão incluir avisos sobre doenças relacionadas ao tabaco, como câncer de bexiga, e depoimentos de vítimas de tumores. As embalagens terão também um número de telefone para um serviço de ajuda para quem quer parar de fumar.

Chris Wattie /Reuters
Mulher fotografa novo alerta de saúde divulgado pelo governo do Canadá
Mulher fotografa novo alerta de saúde divulgado pelo governo do Canadá

No Brasil, a Anvisa abriu consulta pública nesta terça-feira (28) para aumentar as advertências nos maços. A Vigilância Sanitária quer cobrir metade da parte da frente das embalagens com um aviso dizendo que o tabagismo é uma doença e o número do disque-saúde.

"Pesquisas canadenses e internacionais já mostraram que, para serem eficazes, os alertas devem ser chamativos e memoráveis. Eles devem ser críveis e relevantes", afirmou a ministra canadense.

A regulamentação das novas advertências será feita no início de 2011, mas ainda não há cronograma. As fabricantes de cigarros ainda vão poder dar sugestões durante o processo de implementação e as regras devem ser aplicadas gradualmente, disse o governo.

Uma das imagens a serem usadas nos maços é de Barb Tarbox, ex-modelo canadense que fez campanhas antitabagistas e morreu de câncer de pulmão, em 2003. A família de Tarbox afirmou que um de seus últimos desejos era ter sua foto usada em uma advertência contra o fumo.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página