Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2011 - 08h30

Maquiagem tem vida curta; saiba como conservá-la até fim da validade

Publicidade

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos todo dia. Desses, 15% não sabem que eles têm data de validade e 66% admitem que conhecem os prazos, mas usam os produtos mesmo que estejam vencidos.

Cristiane Komesu/Folhapress
Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade expire, veja como conservar melhor o seu acervo
Blush, batom, sombra e cremes têm vida curta; antes que a validade expire, veja como conservar melhor o seu acervo

Os dados foram levantados pela Opinium Research --uma das maiores empresas de pesquisa da Inglaterra.

No Brasil, a reportagem entrevistou 50 consumidoras assíduas de maquiagem. Dessas, 30 admitem que usam produtos vencidos.

As principais justificativas são o preço dos cosméticos e a sensação de "desperdício" ao jogar fora um produto que ainda não acabou.

"Quando a validade expira, há mais chance de crescimento de fungos e bactérias", diz a dermatologista Denise Steiner, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O uso de produtos contaminados também agrava quadros de acne e pode causar inflamação em pequenas feridas e lesões.

CONSERVAÇÃO

A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.

A data indicada na embalagem costuma ser o "prazo mínimo", o período em que o fabricante garante que o produto pode ser usado.

Depois disso, cabe ao consumidor avaliar os riscos. "Quando o produto está com a cor modificada, fica separado em duas fases, com odor diferente ou causa irritação, deve ser jogado fora imediatamente", diz Steiner.

O corretivo exige atenção especial. Por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto cada vez que o produto é usado.

Outros reis da troca de bactérias são maquiadores profissionais que não lavam seus pincéis com frequência.

A dermatologista lembra que, há poucos anos, as manicures usavam o mesmo alicate para todas as clientes, sem descontaminá-lo, e todo mundo achava isso normal.

"Um dia ainda vamos considerar uma falta de higiene essa história de usar o mesmo rímel que um desconhecido", afirma Steiner.

ONDE DEIXAR

A melhor forma de guardar maquiagem é em caixas transparentes, em lugar seco, fresco e escuro.

Uma penteadeira com gavetas no quarto ou o armário são as melhores escolhas.

O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a pouca ventilação ajudam na proliferação de bactérias e alteram a composição do
cosmético.

A consistência do produto também influencia a validade. Segundo a médica Renata Velloso, quanto mais seco, mais resistente.

Assim, a sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush.

O rímel tem vida ainda mais curta. A embalagem escura e a consistência líquida são ideais para as bactérias.

Para aumentar sua duração, evite ficar "bombando" o pincel dentro do tubo. Isso leva ar para dentro do frasco e facilita ainda mais a vida dos micro-organismos.

Outra solução é improvisar. Muitas vezes, a maior diferença entre um rímel caro e outro de marca boa, só que mais barato, é o pincel.

"Se a sua máscara chiquérrima estragar e o dinheiro estiver curto, deixe o pincel de molho em água quente com xampu neutro e lave bem. É só usar esse pincel para aplicar uma máscara mais em conta", sugere Velloso.

QUANTO DURA CADA PRODUTO

Maquiagem para o rosto
6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó

Rímel
3 meses

Delineador e sombra
Para delineador líquido, 3 meses; sombras cremosas, 6 meses; lápis e sombras em pó, 2 anos

Batons e lápis de boca
2 anos. Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais

Esmaltes
2 anos. As fórmulas dos esmaltes são especialmente sensíveis à umidade, então pelo menos eles devem ficar fora do banheiro

Perfumes
2 anos

Filtro solar
6 meses

Cremes para o rosto
6 meses

Produtos para o cabelo
1 ano

GARANTA A VALIDADE DE MAQUIAGENS E COSMÉTICOS

1 - Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.

2 - Evite se recontaminar. Se você usou uma máscara e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

3 - Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use um cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, que podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.

4 - Lave seus pincéis de maquiagem no mínimo uma vez por mês, com água morna e xampu neutro. Esponjas devem ser trocadas no mesmo período.

5 - Muitos pós compactos não têm separação entre a esponjinha que você usa para aplicar o produto e o pó. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponjinha todo mês.

6 - Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.

7 - Dê preferência às embalagens menores. A falsa ilusão de economia ao comprar um perfume grande ou uma base gigantesca corre pelo ralo se o produto demora demais para ser usado.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página