Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 13h30

Brasil registra 500 mil casos novos de câncer a cada ano

Publicidade

DO RIO

O Brasil registra, a cada ano, 500 mil novos casos de câncer, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Entre as doenças crônicas, o câncer é a segunda causa de morte, atrás das doenças cardiovasculares.

Hoje, dia 4 de fevereiro, é o dia mundial de combate ao câncer, doença que demandou gastos de US$ 1 trilhão à economia global em mortes prematura e invalidez. Essa conta, feita pela UICC (sigla, em inglês, da União Internacional de Controle do Câncer), não considera os custos médicos.

Por ano, 235 mil pessoas vão a ambulatórios para fazer quimioterapia, e 100 mil buscam tratamento de radioterapia.

O tumor mais frequente continua sendo o câncer de mama, seguido pelo câncer de colo de útero. Segundo o ministério da Saúde, os investimentos em função da doença ultrapassam R$ 1,5 bilhão.

Existem medidas preventivas para evitar a doença, segundo o Inca. A melhor delas é aliar alimentação saudável com a prática regular de exercícios e o controle do peso. Essa combinação reduz em 63% o risco de desenvolvimento de tumores de boca, faringe e laringe; 60% os tumores do esôfago, e 52% os riscos de atingir o endométrio.

Ao todo, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados com a adoção dessas medidas. No caso de tumores no estômago, a probabilidade cai 41%; no pâncreas fica em 34%, e no intestino grosso, 37%.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página