Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2011 - 18h01

Hemocentros vão funcionar em horário comercial na segunda

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

No período de carnaval, os hemocentros de todo o país registram uma baixa significativa nos estoques de sangue em torno de 20% a 30%. Para manter o abastecimento e garantir a assistência à população durante a folia, os hemocentros vão funcionar em horário comercial nesta sexta e na próxima segunda-feira (7).

A recomendação é que os voluntários se programem para a doação de sangue antes de sair para festejar. As atividades normais serão retomadas a partir do meio-dia da próxima quarta-feira (9).

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o período de carnaval, é normal o aumento do pedido de bolsas de sangue pelos postos de coleta, muitas vezes devido ao aumento da ingestão de álcool, de acidentes de trânsito e da violência urbana.

São coletadas, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano no Brasil. Atualmente, o país conta com 1,8% da população listada como doador. Entretanto, de acordo com os parâmetros definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é preciso que entre 1,5% e 3% da população doe sangue regularmente para que seja possível manter os estoques regulares.

Em cada doação, são retirados, em média, 450 mililitros de sangue quantidade que não afeta a saúde do doador e possibilita uma recuperação imediata.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página