Salve, São Cristóvão

Morei 16 anos em São Paulo, seis na Vila Madalena, e um dos meus programas favoritos era passear pela feira realizada aos sábados na Mourato Coelho com a Aspicuelta. As cores e o aroma de ingredientes frescos me iludiam para que enchesse os braços com sacolas, a esperança de ter uma vida saudável.

E, não raramente, era tragada no caminho de volta pelo São Cristóvão, aquele boteco decorado com referências ao futebol. Só um chopinho, pensava, para descansar as pernas.

Divulgação
O bar bar São Cristóvão, na Vila Madalena *** ****
O bar São Cristóvão, na Vila Madalena

Um chopinho chama outro, que chama um bolinho de bacalhau. Uma amiga liga, diz que vai passar para uma cervejinha, a gente pede uma porção de bolinho de arroz. Chega mais um amigo, a mesa aumenta, vem uma caipirinha de frutas vermelhas com cachacinha lá de Minas. E já que estamos aqui, por que não um filé à Oswaldo Aranha? Hum, delícia. Manda um feijãozinho, que vai bem com a farofa.

Quando percebia, eram oito da noite e mais de uma vez tive que voltar no dia seguinte para resgatar as sacolas da feira com minha futura alimentação natureba.

Quase seis anos no Rio, continuo batendo ponto nesse bar de chope gelado, comida muito bem-feita, porções generosas, preços razoáveis e o ambiente que ainda mantém a atmosfera pacata dos antigos bares da Vila.

Paredes e teto são forrados por fotos, camisetas, flâmulas, caricaturas e capas históricas de revistas que homenageiam o futebol. É um programa mesmo para quem não se interessa pelo esporte porque na parte da "varanda", as mesas mais perto da calçada, não tem televisão.

O bar foi aberto em 2000 e batizado com o nome do time carioca, que revelou Ronaldo Fenômeno e tem um único campeonato estadual, o de 1926. Talvez por essa razão receba torcedores com camisetas de todos os times num clima de harmonia e celebração, como deveria acontecer nos estádios brasileiros.

Em ano de Copa, é programão para o morador e para quem visita São Paulo e quer curtir um "museu do futebol", em que se pode aproveitar uma cerveja enquanto bebe um pouco da história do esporte.

R. Aspicuelta, 533, Vila Madalena, tel. 3097-9904. Seg. a sáb.: 12h às 2h. Dom.: 12h às 20h.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Últimas

  1. 19/01/2019
    1. Parque da Juventude e CTN são opções de passeios na zona norte de São Paulo

      CTN Dá para provar autênticas receitas no Centro de Tradições Nordestinas, que tem até festival gastronômico. Também sedia shows de pagode e sertanejo.

    2. Veja bares e restaurantes imperdíveis para conhecer na zona norte de São Paulo

      FRANGÓ Difícil saber quem atrai mais clientes para o tradicional boteco: a vasta carta de cervejas artesanais, com 500 rótulos de 18 países, ou as famosas coxinhas de frango com Catupiry. EXPERIMENTE Nascido rotisseria, o bar ainda serve o frango na brasa original, com tempero da família do fundador.

    3. Fervilhante, quadrilátero da República concentra novos restaurantes e bares

      Renovada, a agora fervilhante região da República vem recebendo novos bares, restaurantes e cafés. Confira alguns deles.

    4. De aquário à antiga casa de Lina Bo Bardi, confira passeios na zona sul

      AQUÁRIO DE SÃO PAULO Tem 15 mil m² e cerca de 60 aquários com 4 milhões de litros d'água. Além de peixes e tubarões, o local abriga cobras, coalas e até ursos polares. tchibum Até 31/1, sereias mergulham nos tanques.

    5. Cinema de luxo e teatros grandiosos agitam a zona sul de São Paulo

      CINEMATECA BRASILEIRA Nasceu em 1940 como um clube de cinema e ocupa um edifício histórico, tombado em 1988. FEBRE DE CINEMA Sedia mostras e sessões especiais.

    6. Croissant, café e torta estão na seleção de quitutes da zona oeste de São Paulo

      guloseimas

    7. De japonês a italiano, veja novos restaurantes na zona oeste de São Paulo

      ÂNIMA MEA Jeovane Godoy saiu do Cór para comandar a casa, centrada em carnes dry aged. Ali, os cortes são pedidos por peso -com guarnições como arroz de chorizo.

    8. Galerias, teatros, cinemas de arte, casas de show: o que fazer na zona oeste de SP

      MUSEUS E GALERIAS

    9. Bares e restaurantes premiados estão entre as opções para comer e beber na zona oeste paulistana

      gastronomia

    10. Conheça o maître do Terraço Itália, restaurante dono da vista mais arrebatadora do centro de São Paulo

      Mezzo perplexidade, mezzo curiosidade. Foi mais ou menos assim o sentimento que tomou conta de Osmar Jesus da Silva quando, ainda rapaz, viu uma lagosta pela primeira vez.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade