Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2010 - 17h24

Europa garante primeiro título da Copa fora do continente

Publicidade

RAFAEL CALIXTO TAUIL
DE SÃO PAULO

Com a vitória por 3 a 2 da Holanda sobre o Uruguai nesta terça-feira, pelas semifinais da Copa do Mundo-2010, a Europa assegurou na África do Sul o primeiro título de um Mundial fora de seu território.

Do outro lado da chave, Espanha e Alemanha se enfrentam nesta quarta (às 15h30 de Brasília) pela outra vaga, o que garante uma decisão puramente europeia em solo africano.

Até então, todas as Copas que foram sediadas fora da Europa tiveram como campeão Brasil, Argentina ou Uruguai.

Dos 18 Mundiais disputados antes de 2010, oito aconteceram fora da Europa.

O Brasil conquistou fora do "velho continente" quatro de seus títulos --apenas o primeiro, em 1958, foi obtido na Suécia. A segunda taça foi levantada no Chile (1962), a terceira veio no México (1970), o tetra saiu nos Estados Unidos (1994), e o penta no Japão (2002).

Os uruguaios obtiveram seus dois troféus em 1930, em casa, e no Maracanazo de 1950. Já a Argentina foi campeã também e, seus domínios, em 1978, e no México, em 1986.

Por outro lado, o aproveitamento europeu dentro do continente é extremamente alto: das dez Copas disputadas no continente, a única que não foi vencida por um time local foi justamente a de 58, com o Brasil triunfando na Suécia.

Nas quartas de final, o cenário da supremacia sul-americana fora da Europa parecia que iria se confirmar novamente.

Para conseguir uma disputa entre vizinhos, os europeus precisavam derrubar os rivais da América do Sul, maioria neste estágio da competição.

Eram quatro sul-americanos (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), contra apenas Alemanha, Holanda e Espanha. Quem completou o grupo dos oito foi Gana, único africano a chegar até este estágio da disputa.

No entanto, todos os europeus venceram seus confrontos e conseguiram garantir o título para o continente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página