Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2007 - 09h24

Chefe do IPCC já fala em cooperação com Al Gore

Publicidade

da Efe, em Nova Déli

O indiano Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, disse estar "encantado" pelo Nobel da Paz concedido ao órgão que dirige. Ele afirmou que está disposto a cooperar com o também premiado Al Gore.

Em encontro com jornalistas em Nova Déli, Pachauri recebeu um telefonema do ex-vice-presidente norte-americano, a quem disse: "Estou encantado por compartilhar deste prêmio com o senhor, e estou desejando trabalhar com o senhor para mudar a forma de o mundo pensar".

O presidente do IPCC explicou, ao falar com Gore, que deve viajar para Washington no próximo dia 20. "Poderíamos nos encontrar por algumas horas", sugeriu, antes de voltar a expressar sua satisfação pelo prêmio.

IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU foi criado em 1988 por proposta da OMM (Organização Mundial de Meteorologia) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A missão do painel, presidido pelo indiano Rajendra Pachauri, consiste em avaliar a informação científica disponível sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias para dar respostas adequadas ao fenômeno.

O IPCC está aberto a todos os países-membros do Pnuma e da OMM, e cada governo conta com grupo para coordenar as atividades relacionadas com o painel no país.

O próprio IPCC decide sua estrutura, princípios, procedimentos e programa de trabalho e elege seu presidente e os integrantes de sua mesa diretora.

Desde 1988 o IPCC publicou três relatórios de avaliação: em 1990, 1995 e 2001.

O Primeiro Relatório de Avaliação do IPCC (AR-1) foi publicado em Sundsvall (Suécia) em agosto de 1990 e confirmou cientificamente evidências que serviram de alerta para o fenômeno das mudanças climáticas.

O Segundo Relatório de Avaliação do IPCC (AR-2) foi publicado em Roma, em dezembro de 1995. Colaboraram mais de 2000 cientistas e especialistas em sua elaboração. O documento serviu de base para a formulação, dois anos mais tarde, do Protocolo de Kioto..

Já o Terceiro Relatório de Avaliação do IPCC (AR-3) foi publicado em Acra (Gana) em março de 2001 e representa o primeiro consenso científico global no tema, e segundo o qual a ação do homem é responsável pela alteração do clima mundial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página